Tranquilidade de Lula impressiona Folha de SP

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Você já se perguntou o que faria se estivesse no Lugar de Lula? O ex-presidente tem todo o Judiciário furioso consigo por suas críticas a esse Poder, tem impérios de mídia pedindo a sua cabeça diariamente, sua esposa faleceu ao não aguentar a pressão, seus bens foram todos confiscados… Ainda assim, surge uma reportagem na imprensa dando conta de que, apesar de tudo isso, o ex-presidente “não demonstra abatimento”. De onde Lula tira forças para resistir, com tanta tranquilidade, a  tanto sofrimento?

Lula responde a NOVE processos na Justiça. Já foi condenado em duas instâncias em um desses processos, o que já lhe valeu uma pena de prisão que, se tiver que cumprir, a chance que terá de morrer na cadeia será enorme. E a perspectiva de sofrer outras condenações é igualmente grande, já que está sendo julgado por inimigos e têm pressa em condená-lo para que não tenha condição alguma de ser candidato.

Como você estaria, emocionalmente, se tivesse inimigos tão poderosos disposto a destruí-lo? Você teria coragem, inclusive, de provocar ainda mais raiva em gente com poder para acabar com a sua vida e, sobretudo, com a sua memória?

Note, leitor, que os inimigos de Lula não querem apenas encarcerá-lo por tempo suficiente para que termine seus dias na prisão; eles querem que ele sofra e que sua memória seja execrada. E não é por ódio, mas por que Lula é uma ideia de que todos podem almejar uma vida melhor, uma ideia de que todos podem – e devem – ter esperança.

Como você estaria se estivesse no lugar de Lula – ou como eu mesmo estaria –, não sei. Mas vale a pena ver como Lula está, o que se evidencia em um vídeo gravado durante visita do ex-presidente a um acampamento do MST na região metropolitana de Belo Horizonte.

O sorriso de Lula, sua tranquilidade, sua intensa movimentação política, esse seu semblante sereno que o povo tem visto quase todos os dias a despeito dos sofrimentos mentais e morais terríveis que lhe têm sido impostos não passaram despercebidos aos seus inimigos.

Reportagem do jornal Folha de São Paulo publicada na quarta-feira 21 sobre visita de Lula a um acampamento do MST no dia anterior mostram que tudo que foi dito aqui sobre o estado de espírito espantosamente sereno de Lula não é uma simples impressão.

.

A reportagem diz que Lula “não passa recibo” e “não aparenta abatimento”.

O mais impressionante é que, em tese, no fim do mês que vem o ex-presidente corre o risco de ser preso se o STF não mudar a jurisprudência sobre prisão após condenação em segunda instância, ainda que seja cada vez mais provável que aquela Corte venha a alterar essa jurisprudência e conceda habeas corpus preventivo a Lula, para que não seja preso até o fim dos processos aos quais responde.

A força moral e a tranquilidade de Lula têm uma origem muito clara: o apoio gigantesco de seu povo e a confiança que ele demonstra ter na própria inocência. Lula, com essa postura de estadista e de personagem histórico, leva às últimas consequências o antigo adágio popular de que quem não deve, não teme.

Assista meu comentário em vídeo