Globo deixa escapar que quer prender Lula para tirá-lo da eleição

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Quem quiser entender por que o Brasil é o que é e está como está, basta atentar para o editorial infame publicado pelo jornal o Globo em 24 de março de 2018. O Editorial trata como “ilegal” tudo que, mesmo estando na lei, contrarie a vontade dos três filhos de Roberto Marinho.

Mas não é só. A opinião de O Globo é a de que Lula vai ficar livre e irá “incendiar” a campanha eleitoral de 2018. Ou seja: o jornal quer prender Lula para ele não governar de novo, não por ter cometido algum crime.

O editorial em questão leva o título “Ares antirrepublicanos no Supremo”. A queixa do jornal é, basicamente, a de o Supremo Tribunal Federal ter aceitado julgar se o ex-presidente Lula faz jus a um habeas corpus para só começar a cumprir pena de prisão depois que não restar nenhum recurso a instâncias superiores da Justiça.

Antes de prosseguir, vale dar uma olhada em um texto que o editorialista da família Marinho parece não conhecer. Trata-se do artigo 5º, inciso LVII (57º) da Constituição Brasileira.

Agora que todos sabemos que a Constituição Federal promulgada em 5 de outubro de 1988 PROÍBE – eu disse P-R-O-Í-B-E – que alguém seja preso antes de ser condenado em última instância da Justiça, já vemos que a reclamação do globo não procede.

Na verdade, a liminar de 2016 que instituiu a antecipação da pena está sendo questionada pela maioria dos ministros do Supremo por duas razões: a liminar foi concedida em caráter PROVISÓRIO e a permissão para que cada tribunal do país decida se pode violar o artigo 5º inciso LVII da Constituição é ilegal, é inconstitucional.

Se a jurisprudência mudou em 2016, pode “desmudar” em 2018. Até porque, como todos sabemos, cada tribunal e juiz têm decidido se cumprem ou não a liminar de 2016 que instituiu a POSSIBILIDADE de prisão em segunda instância simplesmente porque ela NÃO É obrigatória.

Mas é claro que O Globo vai sempre tentar fazer todo mundo de trouxa tentando vender que o STF está tratando Lula melhor do que alguém enquanto esse jornal canalha mas trata como normal, por exemplo, a vergonhosa situação do ex-presidente do PSDB Eduardo Azeredo, condenado em segunda instância como Lula em AGOSTO – eu disse A-G-O-S-T-O – do ano passado e contra quem ninguém fala absolutamente nada em termos de prender.

Não adianta, portanto, tentar argumentar logicamente com esse jornal mentiroso e antidemocrático. Mas vale ver algo que ele diz que reforça a crença e a esperança deste país em voltar a ter um governo popular. Para tanto, vamos atentar para o último parágrafo do infame editorial.

Ilegal é ÓBVIO que não é, pois a Justiça eleitoral concede, a cada eleição, MILHARES de liminares para que candidatos condenados em segunda instância possam disputar eleições. Não vai conceder só para Lula?

O que importa, portanto, é essa alusão ao que Lula vai fazer estando livre. Ou seja, “incendiar a campanha eleitoral”.

Lula participou de campanhas eleitorais em 1982, 1986, 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. Nessas sete eleições, sempre fez campanhas limpas, ainda que acossado pelas eternas acusações jamais provadas dos adversários.

Mas o parágrafo final do editorial deixa ver qual é a verdadeira razão pela qual querem prender Lula.

Assista a reportagem em vídeo.