Lula obtém 2ª vitória no STF. Dia 4 tem mais

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O roteiro segue o previsto. Primeiro, havia “certeza” de que o STF não discutiria o habeas corpus de Lula; a discussão já começou. Depois, havia “certeza” de que o STF rejeitaria a análise da matéria; o STF decidiu por larga maioria de 7 a 4 que analisaria, sim, a matéria. Agora, só falta o STF conceder a liminar. E, aí, a prisão de Lula já era.

Minha amiga, meu amigo: o vídeo será curto porque o acompanhamento do julgamento no STF do habeas corpus do ex-presidente Lula tardou demais e o tempo para publicação da matéria também ficou curto. Então vamos a um breve comentário.

O STF deliberou nesta quinta-feira sobre se aceitava discutir o habeas corpus a Lula antes de discutir se concederá esse habeas corpus. Lula venceu por 7 a 4.

O STF também decidiu que Lula não pode ser preso até que o seu pedido de habeas corpus seja julgado por essa corte.

Configura-se o que sempre se previu aqui, que a situação é favorável ao ex-presidente. Até porque, mesmo que o habeas corpus seja negado pelo STF no dia 4, o ministro Marco Aurélio Mello ameaçou colocar em votação o embargo de declaração da liminar inconclusa que estabeleceu prisão após condenação em segunda instância.

Se o habeas corpus de Lula for negado por conta da jurisprudência firmada em 2016, poucos dias depois o mesmo STF terá que julgar o mérito da prisão em segunda instância e Lula será solto, se tiver sido preso. Mas, na visão do Blog da  Cidadania, isso não ocorrerá.

Tudo isso nos deixa uma lição: nunca, jamais devemos nos render antes do fim da luta.

Assista o comentário em vídeo.