Datafolha confirma: é impossível prender Lula

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Há poucos dias, o Blog da Cidadania disse que a pesquisa Datafolha deste domingo mostraria que Lula não está preso. A pesquisa veio a público e o Datafolha reconhece isso, que, na prática, tudo continua como se Lula estivesse livre como um passarinho, já que, mesmo encarcerado, continua sendo decisivo na eleição de 2018, pois, na sua falta, a pesquisa mostra que o candidato indicado por ele está em primeiro.

No último dia 11 de abril, o Blog da Cidadania avisou que o Datafolha mostraria que Lula não está preso. Neste dia 15 de abril, foi exatamente isso o que aconteceu: o Datafolha mostrou que o corpo de Lula pode estar encarcerado, mas, exatamente como ele disse no dia de sua prisão, eles não podem prender o que ele representa.

Foi exatamente isso o que aconteceu. Claro que o jornal tentou, na capa, disfarçar o que aconteceu. A manchete principal registra, de forma até cômica, que Lula perdeu intenções de voto após ser preso. Isso equivale a dizer, como se fosse novidade, que um sujeito pulou do décimo andar, morreu.

Ora, essa manchete de primeira página não traduz o que a pesquisa revelou. A própria Folha, em sua página A9, resume sua pesquisa em um parágrafo.

O fato é que, mesmo estando preso Lula chega a ter quase 85% dos votos que tinha antes da prisão. Caiu de 37% para 31%.

Mas isso não importa. Como o Blog vinha prevendo, a Folha tentaria instrumentalizar um fato previsível: os eleitores deixariam de dizer que votariam em Lula porque sabem que ele está preso e dificilmente disputará a eleição. Mas isso não quer dizer que não queiram mais votar nele. Apenas se rendem à realidade.

Porém, o fato é de que, como disse o jornal, Lula continua definindo os rumos da eleição porque SUBIU a quantidade de eleitores que querem votar em quem ele indicar.

A Folha de São Paulo continua enganando seu leitorado ao tirar o candidato de Lula dos cenários em que o próprio Lula não aparece, pois o candidato dele aumentou as suas intenções de voto em relação à pesquisa Datafolha de janeiro, quando apareceu com 27% de intenções de voto “com certeza” e 17% como “talvez”, o que perfazia 44% de votos prováveis no candidato do ex-presidente…

Agora, são 46% os que votariam ou poderiam votar no candidato de Lula – 30% votariam “com certeza” e 16% “talvez” votassem.

Ou seja: AUMENTOU o contingente dos eleitores de Lula.

Essa pesquisa, como era previsto, simplesmente colocou os pingos nos is ao confirmar as palavras do ex-presidente que você ouvirá no vídeo a seguir, com a reportagem completa.