Direita perdeu guerra da comunicação no exterior

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O atentado ao acampamento pró Lula literalmente encerrou a guerra internacional pela comunicação sobre o caso Lula e a derrubada de Dilma Rousseff em 2016. Há um clima de revolta e desconfiança pelo mundo afora contra a destruição da democracia brasileira. Essa guerra os golpistas perderam. E perderão também a guerra eleitoral de 2018. Essa, dentro do Brasil. É questão de tempo.

Há poucos dias, o Blog da Cidadania reproduziu reportagem do SBT na qual Raquel Sheherazade teve que admitir que o mundo reprovou a prisão do ex-presidente Lula.

Este espaço também reproduziu matéria do jornal O Estado de São Paulo que mostrou que o mundo reprovou o ataque a tiros à Caravana de Lula no Paraná.


Agora, o novo ato de loucura dos nazistas brasileiros provocou uma revolução internacional.

A imprensa de países como Argentina, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França e Inglaterra, entre outros, noticiou o ataque a tiros ao PT aos gritos de “Bolsonaro 2018” e citou um surto de ‘assassinatos políticos’ contra a esquerda brasileira concomitante à prisão do ex-presidente Lula.

O jornal francês Le Monde relata que “No Brasil, há dois feridos por tiros contra apoiadores de Lula” e que, no momento do “ataque”, o homem gritou “Bolsonaro”, segundo a correspondente Claire Gatinois.

O também francês Le Figaro, com despacho da agência France Presse, foi na mesma linha.

O inglês The Guardian lembrou os tiros anteriores contra a caravana de Lula e os que mataram a vereadora Marielle Franco. O correspondente Sam Cowie escreveu: “Conforme o país mergulhou na crise, houve um salto no número de assassinatos de ativistas e líderes políticos, rurais e ambientalistas”.

A revista alemã Focus relata “Vítimas feridas entre os apoiadores do ex-presidente Lula”. Nos sites do país, ecoou um despacho da agência alemã DPA dizendo que “a prisão do popular ex-líder têm agitado os brasileiros há semanas. Agora, aconteceu um incidente armado”.

Nos EUA, a agência Associated Press crava “Atirador fere dois apoiadores de ex-presidente [Lula] do Brasil”.

A versão espanhola do El País também noticiou o ocorrido destacando que o “clima agressivo que foi instalado na política brasileira explodiu novamente na madrugada deste sábado com um episódio violento, novamente tendo como alvo os partidários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

O jornal argentino Clarín publicou matéria intitulada “Baleiam acampamento em defesa de Lula da Silva no Brasil: há 2 feridos”. A matéria informa que os tiros foram disparados com uma pistola 9mm do tipo usado pela polícia militar brasileira, o que sugere ao leitor que pode haver envolvimento do aparelho repressor do Estado, informação que já havia aparecido no assassinato de Marielle Franco, no qual ocorreu a mesma situação.

Por fim, as televisões do mundo inteiro repercutiram o mais novo lance desse processo infame de destruição da democracia brasileira, com prisões ilegais e assassinatos de líderes políticos de esquerda, como você verá no vídeo a seguir.

A repercussão no exterior do novo atentado ao PT só não foi maior ainda devido ao feriado internacional de primeiro de maio, mas os primeiros movimentos da imprensa estrangeira já mostram a perplexidade da comunidade internacional.

Os efeitos dos ataques à esquerda brasileira devem provocar, nas próximas semanas, várias manifestações internacionais pedindo ao governo brasileiro respeito á pluralidade política e à democracia.
A prisão do ex-presidente Lula já é vista internacionalmente como parte dos atentados à democracia brasileira por grupos de extrema direita.