Mundo perplexo com atentados à esquerda brasileira

Todos os posts, Últimas notícias

Jornais de Alemanha, França, Inglaterra e Estados Unidos, entre outros, publicam que ataques ao PT ocorrem no âmbito de um surto de ‘assassinatos políticos’ contra a esquerda brasileira concomitante à prisão do ex-presidente Lula.

No título do francês Le Monde, de centro-esquerda, “No Brasil, dois feridos por tiros contra apoiadores de Lula”. No momento do “ataque”, o homem gritou “Bolsonaro”, enfatizou a correspondente Claire Gatinois.

No conservador Le Figaro, com despacho da agência France Presse que ecoou noutros países, “Apoiadores de Lula feridos”.

Com a foto acima no inglês The Guardian, lembrando tiros anteriores contra a caravana de Lula e os que mataram a vereadora Marielle Franco, o correspondente Sam Cowie escreveu: “Conforme o país mergulhou na crise, houve um salto no número de assassinatos de ativistas e líderes políticos, rurais e ambientalistas”.

Na revista alemã Focus, “Vítimas feridas entre os apoiadores do ex-presidente Lula”. Nos sites do país, ecoou um despacho da agência alemã DPA que abria dizendo que “a prisão do popular ex-líder têm agitado os brasileiros há semanas. Agora, aconteceu um incidente armado”.

Nos EUA, os veículos se basearam na agência Associated Press, sob o enunciado “Atirador fere dois apoiadores de ex-presidente do Brasil”.

A repercussão no exterior do novo atentado ao PT só não foi maior ainda devido ao feriado internacional de primeiro de maio, mas os primeiros movimentos da imprensa estrangeira já mostram a perplexidade da comunidade internacional.

Os efeitos dos ataques à esquerda brasileira devem provocar, nas próximas semanas,  várias manifestações internacionais pedindo ao governo brasileiro respeito á pluralidade política e à democracia.

A prisão do ex-presidente Lula já é vista internacionalmente como parte dos atentados à democracia brasileira por grupos de extrema direita.