SBT escondeu reportagem-bomba sobre repercussão da prisão de Lula?

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) apresentou, no último dia 6 de abril, uma reportagem-bomba justamente por ser correta e objetiva. Raras vezes se viu jornalismo tão corretamente factual naquela emissora e, quiçá, na tevê brasileira.

Sob o título “Comissão União Europeia-Mercosul condena ordem de prisão de Lula”, a reportagem da emissora de Senor Abravanel, vulgo “Sílvio Santos”, deu o que se costuma chamar de “escorregada” ao noticiar que a ordem de prisão contra Lula indignou a comunidade das nações mundo afora e manchou a imagem do Brasil.

A reportagem, como tantas outras dessa emissora, foi parar em um dos fortes canais do SBT  no YouTube, que, na página principal, conta com 5,1 milhões de inscritos – o Blog da Cidadania está chegando a 80 mil inscritos, apenas.

Uma semana depois – até 12 de abril -, o Blog da Cidadania descobriu que a matéria tinha passado batida pela mídia alternativa, que, pelo que se vai ver a seguir, teria todo interesse em divulgá-la, pois mostra que a prisão de Lula está sendo repudiada mundo afora por seu evidente “exagero”.

Esse foi o motivo de esta página publicar em seu canal do YouTube – que, apesar de estar crescendo muito, não tem, evidentemente, a força do canal de uma emissora de televisão aberta – uma reportagem sobre a reportagem do SBT.

Antes de publicar a matéria, a equipe técnica deste site deliberou sobre a conveniência de publicar matéria protegida por direitos autorais, pois o YouTube impõe sanções duras contra pirataria. Após o terceiro “strike” (denúncia de violação de direitos autorais), um canal pode ser sumariamente deletado pela matriz norte-americana da rede social.

O especialista em mídias sociais Felipe Masini explicou que poderíamos, sim, publicar a matéria usando política do YouTube aceita pelo SBT para seu conteúdo.

Funciona assim: caso você envie vídeos que contenham materiais protegidos por direitos autorais, existe a possibilidade de receber uma reivindicação de “Content ID”. Essas reivindicações são feitas por empresas proprietárias de músicas, filmes, programas de TV, videogames ou outros materiais protegidos por direitos autorais.

Os proprietários do conteúdo podem configurar o Content ID para bloquear materiais do YouTube quando uma reivindicação é feita. Eles também podem permitir que o vídeo continue ativo no YouTube com anúncios. Nesses casos, a receita de publicidade é destinada aos proprietários dos direitos autorais do conteúdo reivindicado.

Assim, sabendo que poderíamos ceder a dita “monetização” do vídeo do SBT ao seu proprietário, publicamos a matéria e, no dia seguinte, nas primeiras horas da manhã, fomos notificados pelo YouTube de que a emissora já tinha identificado o uso de seu conteúdo e exigido ficar com a receita que o Blog da Cidadania obtivesse com publicidade.

Como o interesse público move esta página mais do que o ganho legítimo com o conteúdo que aqui é publicado, publicamos a matéria, com base na percepção de que ela tinha ficado “escondida”, razão pela qual tinha pouquíssimas visualizações apesar de sua contundência.

A matéria é do SBT é contundente porque mostra, sem meias palavras, que a comunidade das nações repudia a prisão de Lula. E isso não pouco para ser noticiado pela boca reacionárias da âncora de telejornal do SBT Raquel Sheherazade, inimiga figadal e declarada do PT e da esquerda em geral.

O resultado da publicação do vídeo foi positivo para o Blog da Cidadania. Agora já é uma das principais matérias – não a mais vista, mas uma delas – no canal do Blog no YouTube – no site, nem tanto.

Até o momento da publicação deste post, o vídeo “Prisão de Lula faz Europa propor sanções contra o Brasil” tinha mais de 130 mil visualizações.

Não é nenhum fenômeno, porém. O próprio Canal do Blog já teve vídeos com 1,8 milhão de views, meio milhão…

Mas não é de se desprezar. Mesmo que toda a receita com publicidade vá para o SBT, a importância dessa matéria para a esquerda é imensa porque mostra como o tiro da ditadura midiático-judiciária está saindo pela culatra.

Enfim, o fato é que a matéria do SBT publicada pelo Blog da Cidadania teve mais visualizações do que a que o próprio SBT publicou. Foram 132 mil visualizações do Blog contra 123 mil do SBT.

Ora, isso não é possível em situação normal. O SBT tem um potencial gigantesco de difusão. Se quisesse que a matéria fosse vista, poderia atingir facilmente milhões de visualizações, o que seria impossível para o Blog da Cidadania.

O resumo da ópera é o de que o SBT “escorregou” e divulgou a verdade sobre a repercussão internacional da prisão de Lula, uma repercussão que a grande mídia está escondendo descaradamente, reproduzindo só manchetes neutras de jornais estrangeiros sobre essa prisão do ex-presidente sem que, no entanto, o conteúdo dessas reportagens seja informado aos brasileiros.

Foi isso que o SBT fez. Pegou uma manchete do maior jornal do mundo, o The New York Times, e registrou o estranhamento desse órgão de imprensa norte-americano quanto ao “exagero” cometido contra Lula.

Vale lembrar que se um processo judicial-penal que termina em prisão conteve “exagero”, não é um processo justo. Se não é justo, é injusto. Simples assim.

Assista – de novo ou pela primeira vez – a matéria do Blog da cidadania em questão