Após prisão, apoio a Lula dispara na internet

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Não foi por falta de aviso que os carrascos de Lula cometeram um erro pelo qual o Brasil ficará em débito com eles, pois, ao prenderem o ex-presidente com uma pressa pra lá de suspeita e sem dizerem qual é a prova contra ele, fizeram com que o apoio a si disparasse no país e no mundo.

Na antevéspera da pesquisa Datafolha, descobre-se que Lula, após ser preso, passou a superar o campeão da internet, Jair Bolsonaro crescendo 3 vezes mais que ele na rede.

No próximo domingo (15 de abril de 2018), pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial indicará o que a prisão de Lula produziu no quadro político. A esperança dos carrascos do ex-presidente é a de que ele se desmoralize fortemente após ser preso, mas, pelo visto, errarão no cálculo.

Na semana que termina, pesquisa do instituto Atlas Político detectou que, ao menos em termos de imagem, a prisão fez bem ao ex-presidente. Seu discurso histórico, feito horas antes de ser preso, comoveu boa parte da sociedade. Por conta disso, a pesquisa Atlas mostrou que o contingente de pessoas que não querem Lula preso empatou com o contingente que quer.

Agora, um outro estudo serve de “aperitivo” antes do Datafolha. Outro dado concreto sugere que a arbitrariedade contra o ex-presidente e a forte rejeição internacional a essa prisão alucinadamente apressada lustraram a imagem dele.

O site Clique Diário divulgou que, após a prisão de Lula, a página do ex-presidente no Facebook começou a crescer explosivamente, a uma proporção TRÊS VEZES MAIS RÁPIDA QUE A PÁGINA DE BOLSONARO.

.

A página de Lula no Facebook tem hoje por volta de 3,4 milhões de seguidores; a de Bolsonaro, 5,3 milhões. Segundo o site em questão, “desde que deixou a sede do Sindicato dos Metalúrgicos, no interior paulista, e se entregou à Polícia Federal, no último sábado, 7, ex-presidente Lula tem visto crescer seu apoio nas redes sociais

Entre as 10h e 11h da última quarta-feira, 11, e o mesmo período desta quinta-feira, 12, a página de Lula no Facebook ganhou quase 4 mil curtidas em suas postagens, além de 3.883 novos seguidores.

Curiosamente, o aumento do prestígio de Lula supera em muito o de outro pré-candidato a presidência, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que, no mesmo período, recebeu apenas 995 novas curtidas e 1.100 novos seguidores.

Vale lembrar que Lula sempre foi mais fraco nas redes sociais porque seu eleitorado é mais pobre do que o eleitorado dos outros candidatos, de modo que entre esse eleitorado petista menos pessoas têm acesso à internet.

Pode se reproduzir, portanto, o cenário de outras vezes em que notícias ruins para Lula fizeram aumentar o apoio a ele. Logo após a condenação dele pelo TRF4, em janeiro de 2018, o mesmo Datafolha que volta à cena agora detectou que Lula ganhou aprovação.

Por via das dúvidas, porém, o instituto Vox Populi anunciou que vai a campo nos próximos dias conferir o que o Datafolha fará no próximo domingo, caso o dono do instituto, o jornal antipetista Folha de São Paulo, tente fraudar o resultado que apurar em campo.

Assista a reportagem em vídeo