STJ acoberta Alckmin e Folha diz que reclamação do PT é “fantasia”

denúncia, Todos os posts

É tudo tão escandaloso que até mesmo comentar parece ser ingenuidade. O STJ acaba de tirar da Lava Jato o escândalo envolvendo o agora ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

Enganou-se quem pensou que Alckmin, ao não ter mais foro privilegiado – ele não tem mais esse foro por ter renunciado ao governo do Estado – , teria acabado a desculpa da mídia e do Judiciário para não processar o tucano pelas denúncias da Odebrechet de que recebeu 10 milhões de propina.

O STJ mandou o caso de Alckmin para a Justiça de São Paulo, que NUNCA condenou um tucano e nem mesmo, jamais, abriu um processo sequer contra tucanos.

Pois, na mesma edição em que noticia que Alckmin será candidato sem ser investigado pelas denúncias da Odebrecht de que pagou 10 milhões de propina ao tucano, a Folha de São Paulo publica editorial dizendo que é “fantasia” do PT que tucanos sejam blindados pela Justiça.

Em 9 de dezembro de 2016, a mídia noticiou a denúncia da Odebrecht contra Alckmin

Passou-se mais de um ano e nada aconteceu. E Alckmin, seguro de que não seria processado pela Justiça atucanada, desincompatibilizou-se do cargo de governador e está disputando a Presidência.

A Folha ainda  diz, nesse editorial infame, que o malvado Senado não deixou o pobre  STF investigar Aécio Neves, contra quem as provas são tão fortes que condenariam qualquer  pessoa normal a apodrecer na cadeia.

Esse jornal picareta – apoiador da ditadura, repleto de picaretas como o patrão, todos dispostos a mentir descaradamente – “esqueceu” que foi o próprio STF quem deu ao Senado a prerrogativa de blindar Aécio contra si.

Eis, abaixo, essa pouca vergonha que esse jornal criminoso chama de “editorial”

*

FOLHA DE SÃO PAULO

Tucanos na mira

O senador Aécio Neves e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, em evento promovido pelo PSDB, em Brasília, em novembro de 2016
O senador Aécio Neves e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, em evento promovido pelo PSDB, em Brasília, em novembro de 2016 – Pedro Ladeira – 25.nov.16/Folhapress

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acirrou velhas queixas acerca de uma suposta parcialidade da Operação Lava Jato, ou da Justiça como um todo, que não investigaria e puniria com o mesmo ímpeto adversários do PT —em particular os tradicionais oponentes tucanos.

Tais acusações, claro, combinam muito de paixão militante e estratégia política. Elas são necessárias para sustentar a versão fantasiosa do golpe de que os petistas se dizem vítimas desde o impeachment de Dilma Rousseff.

Como já se recordou aqui, políticos das mais variadas tendências foram parar atrás das grades nos últimos tempos, alguns deles, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) e o deputado Paulo Maluf (PP-SP), insuspeitos de afinidades com a agenda esquerdista.

Mas é fato que, por diferentes razões, expoentes do PSDB sob investigação têm escapado de condenações e prisões preventivas. Também por motivos diversos, a relativa tranquilidade do partido sofreu abalos recentes.

Destinada, de início, a apurar um gigantesco esquema de corrupção na Petrobras, a Lava Jato naturalmente demorou a atingir o tucanato, que fazia parte da oposição na época dos desvios detectados.

Somente depois de uma sequência de delações de grandes empresários, figuras importantes como Aécio Neves, Geraldo Alckmine José Serra (os três últimos candidatos do partido à Presidência) se tornaram alvo de inquéritos.

Nesta etapa, pesou a favor dos tucanos o direito ao foro especial e a lentidão dos tribunais superiores.

O caso de Aécio é especialmente escandaloso. Gravado a pedir R$ 2 milhões a Joesley Batista, da JBS, o mineiro contou com a ajuda de seus pares no Senado para se livrar, em outubro, das medidas cautelares a ele impostas pelo Supremo Tribunal Federal.

É notícia boa e tardia, pois, que enfim tenha sido marcado, para o próximo dia 17, o julgamento do STF que pode torná-lo réu sob acusação de corrupção passiva.

Já Alckmin —que, segundo delatores, recebeu R$ 10 milhões por meio de caixa dois para campanhas em 2010 e 2014— perdeu o foro no Superior Tribunal de Justiça ao deixar o governo paulista para se lançar mais uma vez na corrida ao Palácio do Planalto.

Nesta quarta (11), a ministra Nancy Andrighi, do STJ, remeteu a investigação que envolve o tucano à Justiça Eleitoral de São Paulo. Na véspera, a seção paulista da Lava Jato havia manifestado a intenção de assumir o caso.

Convém cautela antes de avaliar a decisão da magistrada, dado que o processo corre sob sigilo. Ademais, nada impede, em tese, que informações sejam compartilhadas com a equipe de procuradores da operação —que já acusou de corrupção um ex-auxiliar das gestões tucanas, Paulo Vieira de Souza, preso há poucos dias.

Para condenar ou absolver, importa que as apurações caminhem de modo célere e rigoroso, a exemplo dos padrões estabelecidos em Curitiba, sem distinção partidária.

editoriais@grupofolha.com.br