Confira PROVA de que novo Datafolha é uma farsa

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Dois míseros dias antes da publicação da nova pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo 10 de junho de 2018, outra pesquisa mostrou que qualquer candidato indicado por Lula subiria rapidamente nas pesquisas. No entanto, o instituto de pesquisa da família Frias insiste em esconder dos pesquisados os candidatos que Lula poderá indicar SE não puder concorrer.

Para entender o caso, basta olhar pesquisa eleitoral encomendada pela XP Investimentos que mensurou o potencial de crescimento de uma candidatura de Fernando Haddad (PT) à Presidência. Apresentado isoladamente, Haddad registra 3% das intenções de voto. No entanto, quando associado a Lula, seu nome dispara e vai a 11%.

Note-se que se trata de uma pesquisa feita por telefone com apenas 1.000 entrevistados em um levantamento realizado pelo instituto Ipespe a pedido da XP. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O índice de confiança, de 95,45%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ou seja, o resultado poderia ser muito melhor para “o candidato de Lula”, seja  Haddad, seja quem for, já que esse banco de investimentos tem em Geraldo Alckmin seu candidato in pectore.

Entretanto, o instituto Datafolha insiste em esconder do eleitor quem são os possíveis candidatos de Lula, fazendo com que Haddad ou Jaques Wagner, ex-governador da Bahia, tenham votação diminuta (1% cada) pela simples razão de a quase totalidade do eleitorado ser incapaz de identificá-los com o líder absoluto das pesquisas em primeiro ou segundo turno, Lula.

A razão do grupo Folha e do resto da grande mídia antipetista é muito clara: confundir o eleitorado durante o maior tempo possível, na esperança de que o candidato desse grupo político-midiático, Geraldo Alckmin, reaja de alguma maneira, conforme reza editorial da folha que aposta no maior tempo de TV de Alckmin para alavancar suas intenções de voto.

Enquanto isso, o Judiciário faz a sua parte. A juíza executora da pena de Lula, teleguiada por Sergio Moro, posterga a decisão sobre permitir que ele grave vídeos na prisão, porque mesmo que negue sabe que a defesa do ex-presidente recorrerá a instâncias superiores e poderá, enfim, conseguir essa autorização, já que seria patético a Justiça ter medo das palavras de alguém que condenou por corrupção.

O que o grupo Folha e os outros grupos que controlam institutos de pesquisa antipetistas não consideram é que o tempo trabalha furiosamente contra a direita. A cada dia que Michel Temer continuar no poder, mais vai desmoralizar o candidato da centro-direita. Quanto a Bolsonaro, já bateu no teto faz tempo. Qualquer candidato apoiado por Lula o vencerá facilmente.

É importante que todos saibam como as pesquisas estão sendo falsificadas para beneficiar candidatos de direita, ainda que, cedo ou tarde, essas pesquisas serão inviabilizadas, porque o horário eleitoral serve  para isso, para dizer o que os grandes grupos empresariais de mídia tentam esconder.