Datafolha condena reformas neoliberais à morte

Reportagem, Todos os posts

A manchete principal de primeira página da Folha de São Paulo desta segunda-feira complementa a pesquisa eleitoral do último domingo, na qual os candidatos de centro-direita aparecem anêmicos e o da extrema-direita aparece empacado, enquanto que os de esquerda – sobretudo Lula ou seu candidato – se mostram muito mais fortes.

A pesquisa de domingo mostra Lula com 30% das intenções de voto, Marina em torno de 15% e Ciro Gomes em torno de 10%, perfazendo, entre os candidatos ditos de esquerda algo em torno d e 55% do eleitorado.

Ainda que situar Marina Silva e Ciro Gomes à esquerda seja discutível, não dá para situá-los muito longe disso – não se imagina que implementariam uma agenda econômica e social sequer parecida com a de Temer, Alckmin e outros candidatos neoliberais.

E, muito menos, Bolsonaro.

Mas é a manchete de primeira página da Folha de São Paulo da segunda-feira que revela como as reformas neoliberais de Temer, como a reforma trabalhista, o teto de gastos públicos, a terceirização e, acima de qualquer outra, a reforma da Previdência, ao lado de tantas outras medidas  antipopulares do atual governo e do ideário neoliberal estão condenadas à morte.

Segundo o Datafolha, nada menos do que 72% dos brasileiros acham que as reformas do PSDB de Alckmin e do PMDB de Temer PIORARAM suas vidas. Que candidato vai propor ou sequer manter medidas tão detestadas?

Ainda há gente que acredita que o MBL vai lavar os cérebros da maioria do eleitorado e este aceitará menos do que o compromisso do seu candidato de revogar todo esse lixo temerário e não implementar mais nada nessa linha, mas isso é delírio. Candidato que não se comprometer com a revogação de uma reforma trabalhista da vida não será eleito nem que a vaca tussa.