Golpistas desesperados: noticiário só dá Lula!

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A direita está desesperada. Mais um dia como qualquer outro e só dá Lula no noticiário. No último dia útil da semana, ficamos sabendo que (1) Lula lidera a arrecadação de doações eleitorais, que (2) Lula será comentarista esportivo de dentro da prisão, que (3) ministro do Supremo diz que o povo acha que Lula é preso político. Lula, preso, fala mais alto que antes.

Um mês após o início do financiamento coletivo para campanhas políticas, o ex-presidente Lula é o candidato a presidente que mais arrecadou doações. Preso há dois meses, arrecadou R$ 266 mil entre 2920 pessoas.

O milionário João Amoedo, fundador do “Partido Novo”, foi o segundo colocado, com R$ 225 mil arrecadados entre seu círculo de relações comerciais.

No mesmo momento, outra notícia de grande repercussão sobre Lula.

O ministro Gilmar Mendes, do STF disse que “a operação Lava Jato produziu um enigma com a liderança do ex-presidente Lula nas pesquisas” e que “Isso é um milagre da Lava Jato, talvez. A declaração foi dada ao jornalista Roberto D’Ávila na GloboNews. Gilmar afirmou que a situação de Lula provoca uma “confusão na disputa eleitoral”.

Ao citar que “a operação Lava Jato produziu um enigma com a liderança do ex-presidente Lula nas pesquisas”, Gilmar insinuou, de forma bastante clara, que a Lava Jato é responsável pela liderança do ex-presidente nas pesquisas. Como? Porque fez a população achar que Lula só está preso para que não possa participar da eleição.

Mais Lula: o ex-presidente será comentarista da Copa do Mundo da Rússia; participará das transmissões da TVT. Vai escrever cartas sobre suas impressões da Copa e enviá-las para o jornalista José Trajano, ex-ESPN, que atua hoje na TVT.

Lula de novo: acaba de sair mais uma pesquisa da XP Investimentos (do grupo Itaú-Unibanco) feita pelo instituto Ipesp: Lula continua disparado (29%).

Além disso, segundo o jornal Valor Econômico, o “grande poder” de Lula de transferir votos fica claro na pesquisa.

Esse poder de transferir votos de Lula fica claro no cenário em que a XP apresenta Haddad como “apoiado por Lula”. Bolsonaro cai a 20%, Haddad sobe para 11% e fica à frente de Marina (10%), Ciro (9%), Alckmin (8%) e Álvaro (6%).

E tome Lula: a agência Lula, que verifica notícias para o Facebook e que afirmou que era mentira que o Papa Francisco enviou um rosário a Lula, emitiu nota recuando da afirmação e dizendo que retira tudo o que disse simplesmente porque ficou provado que o Papa sabia que o seu assessor Juan Grabois ia entregar o presente ao ex-presidente.

Conclusão: há quase três meses que Lula não apenas não sai do noticiário como está se tornando politicamente mais forte a cada adia, subindo nas pesquisas e aumentando seu poder de transferir votos para quem indicar caso não possa disputar a eleição.

Isso sem dizer que o aumento da força política do ex-presidente pode fazer com que a ditadura brasileira seja obrigada a deixa-lo concorrer.

Assista a reportagem em vídeo