Horror da era Trump fortalece esquerda nos EUA

Todos os posts, Últimas notícias

Há três semanas, o New York Times foi questionado amplamente por não ter percebido —e coberto— a escalada da socialista Alexandria Ocasio-Cortez no Partido Democrata, em plena Nova York.

Domingo, o jornal levou a ascensão à manchete impressa, “Democratas se preparam conforme tempestade cresce à esquerda em suas vozes ferozmente liberais”. Logo abaixo, de forma mais clara: “Jovens eleitores incitam líderes do partido a despertar e prestar atenção”. O enunciado online foi ainda mais claro: “Há uma revolução à esquerda. Democratas se preparam”.

Aborda casos semelhantes —em que a esquerda democrata vem enfrentando e por vezes derrubando nomes estabelecidos— em Michigan, Pensilvânia e Maryland.

Em suma: “Uma nova geração de progressistas colocou os democratas no limiar de uma transição radical, longe não só do espírito centrista de Bill Clinton mas também, talvez, do liberalismo de Barack Obama, orientado pelo consenso”.

Ao lado, o NYT reporta a estreia de Ocasio-Cortez em campanha nacional, bradando em comício lotado:

“Mudança exige coragem. O que vocês me mostraram e o que vamos mostrar no Bronx é que os trabalhadores do Kansas compartilham os mesmos valores que os trabalhadores de todos os lugares.”

 

Com informações da Folha de S. Paulo.