PR esnoba Ciro e dá sobrevida a Alckmin

Todos os posts, Últimas notícias

Jogador experiente, Valdemar Costa Neto deu uma boa e uma má notícia ao centrão nesta quarta (18). Disse que se somará ao grupo na eleição, mas não quis bater o martelo sobre que candidato deve receber o suporte da coligação.

A ala que defende apoiar Ciro Gomes (PDT) esperava que ele acenasse ao pedetista, tornando-se virtualmente responsável pela escolha. Mas o cacique do PR fez diferente. Disse ter leve preferência por Geraldo Alckmin (PSDB) e colocou a bola no meio do campo.

Valdemar não quis fazer gestos definitivos. Apesar de não ter proximidade com o tucanato, exaltou que Alckmin é de São Paulo, seu estado, e tem perfil mais previsível do que o explosivo Ciro. Concluiu, porém, dizendo que não faz veto ao pedetista e que seguirá o que o grupo decidir.

O comandante do PR comunicou sua decisão a cada um dos dirigentes do centrão. Ficou acertado que, seja quem for o candidato, o grupo indicará Josué Gomes (PR-MG) para a vaga de vice.

A jogada do PR deu sobrevida a Alckmin –e o tucano aproveitou. Falou pessoalmente com Ciro Nogueira, o presidente do PP, e por telefone com ACM Neto, o do DEM. Marcos Pereira, do PRB, também conversou com ele.

O centrão tem medo de compor com Ciro Gomes e vê-lo, sozinho, implodir a candidatura. O pedetista reapareceu nos últimos dias xingando uma promotora e tentando demover, sem autoridade constituída, Boeing e Embraer de fecharem negócio bilionário.

Alckmin, por sua vez, não projeta, neste momento, perspectiva de poder. O centrão teme aderir ao tucano e, nem assim, dando a ele tempo de TV, vê-lo decolar nas pesquisas.

O PR descartou em definitivo retomar qualquer conversa com Jair Bolsonaro (PSL). A trapalhada do deputado nas negociações de alianças foi citada como sintoma claro de sua incapacidade de lidar com aliados.

Numa das conversas com dirigentes do centrão, Valdemar relatou que Bolsonaro gritou com o presidente do próprio partido.

 

Com informações da Folha de S. Paulo.