Ibope e Datafolha adiam divulgação de pesquisas com nome de Lula

Todos os posts, Últimas notícias

O julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu o registro de candidatura à Presidência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou o Datafolha e o Ibope a modificarem as datas de divulgação de novas pesquisas de intenção de votos.

O julgamento foi concluído na madrugada de sábado, quando Datafolha e Ibope já haviam registrado no TSE a realização de novos levantamentos. No momento do registro, porém, Lula ainda era candidato, e portanto seu nome constava na relação de candidatos em pelo menos um cenário.

O Ibope registrou sua pesquisa com dois cenários: um com Lula como candidato do PT e outro com o vice, Fernando Haddad. Com o indeferimento da candidatura de Lula, o instituto pesquisou só o cenário com Haddad e pediu ao TSE autorização para divulgar o resultado.

Se o TSE não der o aval, nova pesquisa será feita, só com o nome de Haddad, para ser divulgada na segunda-feira. O Ibope enviou uma nota à TV Globo, uma das contratantes da pesquisa: “O Ibope registrou no TSE, dia 29 de agosto, cinco dias antes da data de divulgação, como prevê a lei, pesquisa sobre a intenção de votos nos candidatos à Presidência. Naquela ocasião, o PT havia solicitado o registro de Luiz Inácio Lula da Silva como seu candidato e aguardava definição a respeito do TSE.

Do Globo.