Bolsonaro usa imagens de massacre nos EUA como se fossem do Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Na televisão, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) utilizou a imagem de um massacre de estudantes americanos pacifistas pela guarda nacional em 1970 para retratar o “recorde de violência” no Brasil.

Em campanha veiculada neste domingo (21), Bolsonaro associa o aumento de violência aos governos petistas. “O resultado dessa baderna: milhões de desempregados, a maior crise econômica da história e recorde de assassinatos”, diz o vídeo.

A imagem que aparece atrás da palavra “assassinatos” no programa é de uma jovem desesperada sobre um corpo estendido no chão. Ela retrata, porém, a morte de um estudante pela guarda nacional americana durante o episódio que ficou conhecido como “massacre de Kent State”, em 4 de maio de 1970, nos Estados Unidos.

“Quatro estudantes morreram hoje no campus da Universidade Estadual de Kent, em Ohio, num violento conflito entre 300 guardas nacionais e 3.000 jovens com troca de tiros no interior da universidade. Outros 12 jovens foram gravemente feridos”, diz reportagem publicada pela Folha no dia seguinte.

Os estudantes protestavam contra a expansão da Guerra do Vietnã para o Camboja.

A jovem no foco da foto é Mary Ann Vecchio, então com 14 anos. O corpo pertence ao estudante Jeffrey Miller, de 20 anos, morto pelos guardas com um tiro na cabeça. A imagem foi premiada com o Pulitzer de fotografia em 1970.

O massacre na universidade levou a protestos massivos nos Estados Unidos, e a uma greve nacional de estudantes.

Folha entrou em contato com a campanha de Bolsonaro, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Da FSP