Em 6 meses ninguém admitirá ter votado em Bolsonaro

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Cerca de 48 horas após a malfadada eleição de domingo, aqueles que votaram em Bolsonaro sem refletir, só por não gostarem do PT, começam a olhar aquilo que não quiseram ver enquanto o fígado falava mais alto e, agora, explode uma onda de decepção e preocupação com o que vem por aí. Em seis meses, será impossível achar quem admita ter votado nele.

A eleição de Jair Bolsonaro como presidente já produz uma surpreendente onda de arrependidos por votar nele. Os primeiros movimentos do próximo presidente, divulgação de futuros ministros e anúncios de reestruturação de ministérios já causa reações de surpresa, decepção e indignação.

As redes sociais foram tomadas por manifestações de arrependimento, começando por pessoas humildes que votaram enganadas por Bolsonaro e já começam a se dar conta da besteira que fizeram.

O rapaz negro aparece em seu perfil no Facebook pedindo votos para Bolsonaro, antes da eleição, enrolado em uma bandeira do Brasil. Na segunda-feira 29, posta em seu perfil que tomou “uma batida dos militar”, ou seja, foi espancado por ter “cara de traficante” e ainda teve que ouvir que “agora é Bolsonaro no comando”. E completa: “Que arrependimento de ter votado nele”

Esse e outros eleitores bolsonaristas, porém, mostram que estavam com as mentes tão embotadas pelo antipetismo que não ouviram nada do que ele dizia durante a campanha, pois tanto a política de repressão a pobres quanto o racismo são traços conhecidos do presidente eleito, assim como suas propostas de governo. Ainda assim, essas pessoas parecem que só resolveram prestar atenção no que ele diz e faz após elegê-lo presidente.

Outras manifestações nas redes sociais focalizam medidas governamentais que Bolsonaro ou sua equipe já anunciaram, como a suposta indicação do deputado federal pelo DEM do Distrito Federal Alberto Fraga

Fraga é coronel da reserva da Polícia Militar e lidera a Frente Parlamentar da Segurança Pública, a chamada “bancada da bala”, que pretende relaxar os critérios para posse de arma de fogo. Parte das postagens nas redes se refere a Fraga como novo ministro do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e aponta que ele é condenado na Justiça por corrupção.

As postagens também falam da nomeação do deputado Onyx Lorenzoni (DEM) como ministro da Casa Civil, o que já era amplamente ventilado antes da eleição, mas antes da eleição o eleitorado Bolsonarista estava em transe, só pensava no ódio ao PT. Agora, surpreende-se com a indicação de acusados de corrupção como Fraga e Lorenzoni, acusado de corrupção

Outra queixa dos eleitores de Bolsonaro que não enxergavam nada antes de votar nele é a fusão do ministério da Agricultura com o do Meio Ambiente e as constantes falas do presidente eleito vertidas ANTES da eleição que avisavam que ele quer entregar a Amazônia aos norte-americanos.

Não existe jeito de Bolsonaro corresponder às expectativas de seu eleitorado. Como ele venceu a eleição simplesmente espalhando antipetismo para gente que não se lembrou de perguntar que mais ele faria além de xingar o PT, vai decepcionar todo mundo rapidamente.

O eleitor de Bolsonaro achou que xingar o PT consertaria a economia e geraria empregos; achou que as promessas de matar qualquer suspeito de crimes iria reduzir a violência e a criminalidade, como se as polícias brasileiras não fossem as que mais matam no mundo.

Nada disso vai acontecer. Além do que, a promessa de Bolsonaro aos empresários de retirar direitos dos trabalhadores – coisa que o eleitor médio dele não quis ouvir – irá empobrecer a população ainda  mais rápido do que as políticas de Michel Temer. Assim, a popularidade do novo governo irá se tornar idêntica à do governo atual. E não vai demorar muito.

Daqui a seis meses, achar um eleitor de Bolsonaro será tão difícil quanto foi encontrar um eleitor de Fernando Collor em 1990, poucos meses após ele tomar posse e confiscar a poupança – coisa, aliás, que muitos suspeitam que Bolsonaro pode fazer, já que ele é um craque em ter ideias idiotas.

Confira a reportagem em vídeo