FHC e Palocci serão ouvidos como testemunhas em Operação Zelotes

Todos os posts, Últimas notícias

A Justiça Federal em Brasília agendou para 6 de dezembro os depoimentos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci no processo da Operação Zelotes em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu por corrupção passiva.

Nessa ação, Lula é acusado de editar uma medida provisória para favorecer empresas do setor automotivo em troca de recebimento de propina. Ele nega.

Palocci foi apontado como testemunha pelo juiz Vallisney de Oliveira. Já FHC foi arrolado como testemunha pela defesa do lobista Mauro Marcondes, que também é réu no mesmo processo.

No mesmo processo, a Justiça Federal também ouvirá os depoimentos da ex-presidente Dilma Rousseff e do ex-ministro Jaques Wagner, senador eleito pela Bahia. Os dois serão ouvidos como testemunha e Lula em março do ano que vem.

A MP 471, assinada em novembro de 2009 por Lula, prorrogou os benefícios fiscais concedidos às montadoras instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, as empresas beneficiadas pela medida provisória pagaram propina a intermediários, que supostamente ficaram encarregados de repassar o dinheiro aos agentes políticos. é réu por corrupção passiva nesse caso, que faz parte das investigações da Operação Zelotes.

Ainda de acordo com o MPF, os participantes do esquema prometeram R$ 6 milhões para Lula e seu ex-chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, que também é réu. O dinheiro, segundo as investigações, era para custear campanhas eleitorais do PT.

Lula e Gilberto Carvalho negam todas as acusações.

Do G1