Felicito Dilma, a mulher que enfrentou machistas e corruptos com altivez

Opinião, Todos os posts

Hoje é aniversário da presidenta Dilma Rousseff. Conheci Dilma em 2016, em pleno o processo de impeachment, uma fraude vergonhosa que a corja machista e corrupta engendrou para submeter a nação ao que há de pior na política. No fim desse túnel tinha um boçal chamado Bolsonaro…

Na foto que ilustra este texto, estou entregando à presidenta o primeiro livro editado no país para denunciar ao mundo o que estava acontecendo. O lançamento da publicação A Resistência ao Golpe de 2016, da qual fui coautora, aconteceu no auditório Darcy Ribeiro, na UnB, em maio daquele ano.

Dilma estava serena. Ela é uma pessoa amável e forte como uma rocha. Acho que é isso o que a melhor caracteriza. De sorriso fácil, muito gentil, nem de longe ela é a mulher severa, intempestiva ou desequilibrada que nossa imprensa vil e corrupta fez questão de criar, desumanizando-a de tal maneira a ponto de torná-la alvo do ódio de milhares de pessoas. No fim desse túnel tinha uma imprensa acuada pelo governo que criou…

Encontrei com Dilma em outros momentos, ao longo do tempo em que morei em Brasília e militei contra o impeachment. Lembro com orgulho que, à época, eu e um grupo de ativistas entregamos aos 81 senadores “Presentes pela Democracia”.

Em cada presente havia: uma carta; um exemplar do livro A resistência ao Golpe de 2016 (cujos autores subscrevem a carta); um DVD com a gravação na íntegra do Tribunal Internacional pela Democracia no Brasil, ocorrido em 19 e 20 de julho de 2016, no Rio de Janeiro; e a cópia de três documentos jurídicos que aboradavam a farsa do processo. AMídia Ninja acompanhou a ação e fez uma reportagem em vídeo:

Nesta semana, a presidenta legitimamente eleita foi submetida a uma angioplastia (cirurgia para desentupir artérias do coração). Tudo correu bem, o que foi para nós um presente. Ela teve alta ontem e seguiu para sua casa, em Porto Alegre. Então, hoje é dia de comemorar em dobro, por sua vida e pelo seu aniversário.

E, por falar em presentes… Para ela, espero que esteja recebendo o carinho da família, a proteção que lhe é merecida, o descanso justo e muita saúde.

Aos senadores golpistas, a quem, em 2016, entreguei com meus companheiros de luta os “presentes pela democracia”, espero que recebam o retorno daquilo que fizeram com o país. Demos presentes, pedimos justiça e nos devolveram o caos, o obscurantismo, a maldade, o retrocesso, a perda de direitos, a morte dos mais frágeis e dos que lutam.

E a nós, neste dia importante, cabe reconhecer que a vida de Dilma tem nos sido um presente. Sua luta em defesa da democracia à época da ditadura civil-militar, seu compromisso com a coisa pública nas gestões com as quais contribuiu, a dignidade com que cumpriu seus dois mandatos e a cabeça erguida de quem, mesmo sofrendo tamanha injustiça, enfretou um processo fraudulento com altivez, encarando aquela gente diminuta, podre, corrupta que  a “julgou” no Senado.

Dilma, só temos a agradecer e a comemorar. A justiça caberá ao tempo. Por ora, só posso dizer, em nome de todas as pessoas que defendem a democracia e que não se calam diante das injustiças, que foi uma honra ter você como mandatária.

Feliz aniversário.

Dilma Rousseff, presente!

 

Clique aqui e leia as páginas iniciais de A Resistência ao Golpe de 2016.