Prefeito de Niterói é preso pela Lava Jato no Rio

Todos os posts, Últimas notícias

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), foi preso na manhã desta segunda-feira (10) pela Polícia Civil em uma operação em conjunto com o MP-RJ (Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro) que aponta desvios de R$ 10,9 milhões em recursos do transporte público do município, localizado na região metropolitana.

A operação é desdobramento da Lava Jato no estado e teve como ponto de partida a delação premiada de Marcelo Traça, ex-diretor da Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro).

O prefeito de Niterói, que foi preso, em sua residência no bairro de Santa Rosa, na zona sul da cidade, é suspeito de liderar o esquema. A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Neves.

Segundo as investigações, ele recebeu 20% do equivalente ao reembolso da gratuidade de passagens de empresas de ônibus que atuam na cidade. O benefício é concedido a alunos da rede pública de ensino, idosos e pessoas portadoras de deficiência.

De acordo com o MP, o prefeito atrasava o pagamento de reembolso das gratuidades para pressionar as empresas a pagarem propina. Entre os anos de 2014 e 2018 foram desviados aproximadamente R$ 10,9 milhões dos cofres públicos.

A sede da prefeitura de Niterói também é alvo de mandados de busca e apreensão. O prédio, localizado na região central, está fechado. Funcionários não podem ter acesso ao local.

O ex-secretário de Obras de Niterói, Domício Mascarenhas, também foi preso na operação. Ele foi apontado como o responsável pela arrecadação dos valores e pela negociação com os representantes dos consórcios.

Outros três empresários de ônibus também foram detidos. O UOL ainda não conseguiu contato com a defesa dos suspeitos.

Todos os acusados responderão por peculato e corrupção ativa e passiva.

Também são alvo de buscas as sedes de oito empresas de ônibus que prestam serviço no município, além de escritórios dos consórcios Transoceânico e Transnit, e do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro.

Da FSP