Ciro Gomes: “Se os filhos do Moro forem aprender português com ele em casa, será preciso chamar o conselho tutelar”

Todos os posts, Últimas notícias

Ao comentar o projeto do governo federal de regulamentação do ensino domiciliar no Brasil, o ex-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) recuperou hoje críticas ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, pelo seu domínio da língua portuguesa.

“Se os filhos do Moro forem aprender português com ele em casa, é preciso chamar o Conselho Tutelar”, disse Ciro. A plateia reagiu com risos.

Na semana passada, Moro cometeu alguns tropeços de pronúncia durante audiência pública na Câmara dos Deputados. Disse, por exemplo, “conje” em vez de “cônjuge”.

O episódio virou meme, e o ministro chegou a falar com bom humor sobre o caso na edição de anteontem do programa Conversa com Bial, da TV Globo.

Além da alfinetada a Moro, Ciro classificou de “aberração” a iniciativa do homeschooling (ensino domiciliar), que prevê aos pais o direito de ensinar os filhos em casa.

A proposta é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado pela ministra Damares Alves.

“Imagina isso na vida do nosso povo, que vive uma vida duríssima, perdendo um turno de trabalho dentro de ônibus, indo e voltando atrás de emprego, sendo perseguido pelo ‘rapa’, e ficam esses lunáticos agregando às famílias brasileiras mais uma tarefa, a de educar os filhos em casa”, disse.

Ao final da fala, Ciro amenizou a alfinetada em Moro. “Francamente, brincadeiras à parte, isso é uma coisa medieval, muito coerente com quem defende terra plana e muitas coisas parecidas.”

Do UOL