Dops definia nazismo como extremismo de direita

Todos os posts, Últimas notícias

O delírio bolsonarista de afirmar que o nazismo foi um movimento de esquerda não encontra respaldo nem nos extintos órgãos de repressão política e social existentes no Brasil durante vários anos.

“Vigilantes estamos para todas as formas de extremismo aqui alimentadas, sejam da esquerda, como o comunismo, sejam da direita, como o fascismo e o nazismo“, dizia o extinto e temido Dops [Departamento de Ordem Política e Social] num comunicado enviado ao jornal e publicado em 27 de julho de 1949 sob o título “Um caso de polícia”.

 

O órgão repressivo-policial que perdurou anos no País classificava o nazismo como extremismo da direita ao responder a uma crítica publicada dias antes de que a polícia estava sendo benevolente com tentativas de se restabelecer o nazi-fascismo em São Paulo.

O consenso científico, histórico, militar, político, acadêmico, social e jornalístico de que o nazismo é um movimento político de direita pode ser visto ao longo do tempo em inúmeras notícias, artigos, análises e estudos publicados em diferentes épocas no jornal.

Do Estadão