Funcionários rejeitam proposta da Ford e seguem luta para manter emprego

Todos os posts, Últimas notícias

Funcionários da Ford de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, rejeitaram em assembleia na manhã desta quarta-feira (24) proposta de encerramento dos contratos de trabalho, conforme negociado entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a empresa. Com isso, as conversas serão retomadas.

Desde que a montadora anunciou o fechamento da fábrica, em 19 de fevereiro, os representantes dos trabalhadores vêm buscando alternativas para manutenção dos postos de trabalho. Agora, tratam de uma possível compra da unidade por outra empresa. Aproximadamente 4.300 funcionários trabalham na Ford, entre diretos e terceirizados.

“Fizemos uma primeira consulta aos trabalhadores, que ainda têm muitas dúvidas, devido à natureza desse momento, o que é compreensível”, comentou o ex-presidente e diretor do sindicato Rafael Marques. “Avisamos a empresa e estamos prontos para iniciar nova rodada de conversas para discutir as condições para a indenização dos trabalhadores.”

Segundo o sindicato, a preocupação é, inicialmente, garantir condições para a indenização dos funcionários, para em seguida garantir a manutenção dos empregos, depois que a fábrica for vendida. “Esse é nosso desafio. Estamos atentos para que, assim que a compra for encaminhada, estarmos nessa negociação para garantir que o novo investidor mantenha o maior número de trabalhadores possível”, diz o presidente da entidade, Wagner Santana, o Wagnão. De acordo com os metalúrgicos, hoje não houve produção.

De Rede Brasil Atual