Instituto que lutou por direitos com Luther King e Rosa Parks é destruído em incêndio

Todos os posts, Últimas notícias

Uma pichação racista foi encontrada no estacionamento de um centro de justiça social do Tennessee, nos Estados Unidos, destruído em um incêndio na última semana. O instituto ficou famoso por trabalhar com gigantes do movimento de direitos civis do país nos anos 1960, como Martin Luther King, Jr. e Rosa Parks.

O Centro de Pesquisa e Educação Highlander, cujo escritório principal pegou fogo em 29 de março, tinha arquivados inúmeros documentos, registros de discursos e objetos do movimento. As peças foram perdidas no incêndio, lamentou o centro em seu site.

O instituto descreveu a pichação do estacionamento como um símbolo do “poder branco”, mas não divulgou fotos do incidente.

“Embora não saibamos os nomes dos culpados, sabemos que o movimento do poder branco tem aumentado e consolidado o poder em todo o Sul (dos EUA)”, disse o centro em comunicado divulgado na terça-feira. “Agora é a hora de estar vigilante”.

O incêndio de sexta-feira ocorreu menos de uma semana depois de outro incidente semelhante, segundo a polícia, em uma mesquita do sul da Califórnia, onde pichações racistas também foram deixadas no estacionamento.

Ninguém ficou ferido em nenhum dos dois casos.

O escritório do xerife do condado de Jefferson investiga incêndio no Highlander como um possível crime, segundo a emissora NBC e outros meios de comunicação. O governador republicano Kevin Stitt considerou o incidente “abominável”, disse a mídia local.

O Highlander ajudou a organizar os boicotes aos ônibus em Montgomery, no Alabama, em 1955, que estavam entre os primeiros grandes protestos dos direitos civis do movimento nos Estados Unidos.

Os manifestantes, a maioria moradores negros, recusaram-se a andar de ônibus na cidade para desafiar a segregação racial, depois que Parks foi presa por não ceder seu assento para uma pessoa branca.

O centro também ajudou a fundar o Student Nonviolent Coordinating Committee, um movimento de jovens que trabalhou com os esforços de Martin Luther King Jr. para garantir os direitos de voto e justiça social para as minorias, informou em seu site.

De O Globo