Servidor do governo troca “ditadura” por “regime” militar na Wikipédia

Todos os posts, Últimas notícias

Dois computadores do governo federal protagonizaram uma disputa semântica na enciclopédia digital Wikipédia a partir de uma questão histórica. Um computador do governo, da rede do Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal (Serpro), mudou o verbete ligado ao ex-presidente Emilio Garrastazu Médici, alterando o termo “ditadura militar” para “regime militar“. A mudança aconteceu na quinta-feira, dia 18.

Minutos depois, um computador ligado ao Ministério da Saúde alterou o verbete, invertendo de “regime” para “ditadura”, mas em outro trecho do artigo. A primeira alteração ocorreu às 18h30 da quinta-feira, no primeiro parágrafo do artigo sobre Médici, na frase que diz que ele “foi o 28º Presidente do Brasil, o terceiro do período da ditadura militar” na rede do Serpo.

Às 18h45, em outro trecho, parágrafos abaixo que tinham a redação “regime militar” tiveram alteração inversa: “pelo menos dois fatos fizeram de Médici um dos mais incomuns presidentes no regime militar, inaugurado em 1964”.

As alterações foram identificadas por um robô que monitora mudanças na Wikipédia a partir de computadores das redes dos três poderes federais. O programa usado, que publica em tempo real cada alteração no perfil do Twitter, é chamado “Brasil WikiEdits”. O programa é o mesmo que identificou alterações no verbete da jornalista Míriam Leitão, em 2014 também em computadores do governo.

O Serpro administra uma rede que provê acesso à internet de órgãos públicos em todo o país ligados ao poder executivo. No sistema de cadastros de computadores do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (Nic.br), um servidor do próprio Serpro, Tiago Almeida Fraga, aparece como responsável pelo registro.

Em nota, o órgão disse que a alteração realizada na Wikipédia não partiu das instalações do Serpro, mas que “não está autorizado, por questões contratuais, a divulgar informações de acesso de seus clientes à rede”. Já o Ministério da Saúde afirmou que está investigando a origem do IP da máquina.

No Wikipédia também é possível resgatar que o IP — identidade digital que permite saber de onde saíram as publicações — ligado ao Serpro já fez mais de cem alterações no Wikipédia desde o começo de 2018.

De O Globo.