Wellington Roberto (PR/PB) exige auditoria externa nas contas da Previdência

Todos os posts, Últimas notícias

Líder do PR na Câmara, o deputado Wellington Roberto (PB) cobrará nesta terça-feira do secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, a realização de uma auditoria internacional nos números da reforma da Previdência. “Isso isentará o governo de qualquer acusação de manipulação dos dados e dará tranquilidade para o Parlamento”, ao Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor.

Roberto se reunirá com Marinho nesta terça-feira, às 9h, junto com outros deputados para discutir a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele evita antecipar se condicionará o apoio ao projeto na CCJ ao anúncio dessa auditoria, mas diz que “será um longo dia” de negociações. “Vamos sugerir primeiro e ver o que o governo tem a dizer”, afirmou. Na opinião dele, que comanda uma das maiores bancadas da Câmara, não faz sentido essa resistência do governo em mostrar os números só na comissão especial. Um dos pontos que têm incomodado é Marinho afirmar que não é possível excluir toda a desconstitucionalização da reforma porque haveria impacto fiscal, mas não apontar qual seria.

A auditoria internacional, sugere o parlamentar, seria contratada por investidores ou grupos de empresas interessadas, o que garantiria a isenção e aumentaria a confiança dos fundos e empresas estrangeiros que estão de olho na reforma para decidirem se colocam dinheiro no país.