Mais uma mentira da direita: é falso que homem disfarçado de padre visitava Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Circula pelas redes sociais a imagem de um falso padre algemado, que teria sido preso. De acordo com o post, o homem visitava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também viajava para Venezuela e Cuba. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa.

A informação verificada pela Lupa é falsa. A imagem do falso padre algemado foi feita em 2007 – 11 anos antes da prisão do ex-presidente Lula, portanto. Na ocasião, Rubens Miguel da Silva, então com 27 anos, foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP). Ele transportava cerca de 2 quilos de cocaína dentro de uma cinta modeladora feminina e nos sapatos. A foto foi tirada pela fotógrafa Valéria Gonçalvez, da Agência Estado.

Silva foi detido quando estava na fila do check-in, tentando embarcar para Joanesburgo, na África do Sul, segundo notícias publicadas na época pelos sites G1, Terra e Agora São Paulo. Ele foi treinado para agir como um padre, o que dificultaria a sua abordagem pela polícia. Silva carregava livros religiosos na mala, além de usar calça e blusa pretas, e se apresentava como padre Miguel.

De Agência Lupa