Militares americanos rejeitam intervir na Venezuela

Todos os posts, Últimas notícias

No alto da primeira página do New York Times de quinta, edição impressa, “Pressão aumenta após fracasso na Venezuela”. A pressão no caso é sobre o secretário de Estado, Mike Pompeo, e principalmente o assessor de Segurança Nacional, John Bolton.

A decisão dos militares venezuelanos de ficar ao lado de Nicolás Maduro “levantou questões sobre se os assessores de Donald Trump foram vítimas de uma leitura equivocada dos acontecimentos e se Trump pode perder fé no esforço” no país.

Pompeo e Bolton estariam isolados. “A avaliação da CIA é que Cuba está muito menos envolvida do que creem altos funcionários do governo.” Também em oposição aos dois, “funcionários do Pentágono minimizam possibilidade de intervenção”.

E no alto da primeira página do Washington Post, “‘Plano completo’ para derrubar Maduro desmorona”. A reportagem se concentra no assessor de Segurança Nacional.

Afirma que, “ao pressionar por política mais agressiva, Bolton enfureceu alguns dentro e fora da Casa Branca” e que Trump já “ponderou a terceiros que Bolton quer levá-lo a entrar em guerra”.

O jornal relata como o vice-presidente do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, ao ser pressionado durante reunião pela equipe de Bolton, por planos de intervenção, “bateu a mão na mesa, seu anel atingindo a madeira com um estalo agudo”.

Com chamada no Drudge Report, a Associated Press despachou que Trump pode estar perdendo outro estímulo para o esforço na Venezuela. Ele vinha usando o “socialismo” chavista contra os democratas, mas, no título, “Ascensão de Joe Biden testa plano de tachar adversários como socialistas”.

Biden é moderado demais. Trump já “disparou mais de 50 tuítes contra” ele sem achar o novo tom.

Na quarta, a americana CNN destacou que o governo venezuelano havia ordenado a suspensão do sinal da CNN da TV paga local —que curiosamente é operada pela AT&T, dona da CNN.

Na quinta, a russa RT e a venezuelana Telesur destacaram que o Twitter suspendeu a conta do canal ViVe e de outros veículos pró-governo.

Da FSP