Ratinho Jr. quer cortar 30% da educação no Paraná e sofre pressão de estudantes e reitores em Maringá

Todos os posts, Últimas notícias

Os estudantes de Maringá tiveram um motivo especial para tomar as ruas no dia 15 de maio. Além dos cortes na educação promovidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) também pretende seguir os passos de seu aliado. No último dia 3 de maio, a reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) se reuniu com o governo do estado afirmando que o corte de 30% afetaria drasticamente o ensino e ainda pode fechar Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas, (Lepac). De acordo com a UEM, o “corte de verbas na Universidade Estadual de Maringá (UEM) atingiu R$ 12,6 milhões em 2018 e até o momento é de R$ 5 milhões em 2019”.

A Reitoria da UEM declarou apoio as manifestações acontecidas na cidade e em todo Brasil. “A UEM faz parte do patrimônio do Paraná e do Brasil, assim como todas as universidades que oferecem ensino público e de qualidade. São instituições indispensáveis à vida nacional, pois são pilares da cultura, ciência, conhecimento, enfim da civilização que constituímos”, aponta nota da Reitoria.

O protesto contra os cortes na educação aumenta a pressão sobre o governador Ratinho Júnior, que instalou gabinete itinerante em Maringá ontem (15). “O movimento é essencial para mostrar à sociedade que a comunidade ligada a educação, ciência e tecnologia é ativa e está em defesa de um capital construído ao longo da história. Não podemos pensar em cortes de recursos para a Educação, pois, dependemos muito da Educação em todos os seus níveis”, pronuncia o reitor da UEM, Julio César Damasceno ao site da UEM.

Na semana passada, deputados estaduais da região de Maringá encaminharam uma carta ao governador solicitando recursos e contra os cortes da educação. No documento, eles solicitam a “exclusão (do corte de ) recursos do Lepac (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas) da UEM e receitas semelhantes da desvinculação das receitas dos estados e municípios (DREM).

De Brasil de Fato