Major Olimpio quer lugar de Onyx Lorenzoni: “Ele nunca fez articulação política”

Todos os posts, Últimas notícias

O líder do partido do presidente Jair Bolsonaro no Senado, Major Olimpio (PSL-SP), diz estar convicto de que a retirada da articulação política das mãos do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), vai melhorar a relação do governo com o Congresso. Para ele, Onyx nunca promoveu qualquer interlocução com o Parlamento nesses seis meses de governo.

“Tenho convicção de que melhora. Sempre afirmei que até então não existia articulação política. O que vier vai ser bom”, afirmou ao Congresso em Foco. Homem forte no governo de transição, Onyx perdeu força dentro do governo em meio às críticas de parlamentares e derrotas na Câmara e no Senado, até que, na última quarta-feira, Bolsonaro anunciou que ele não será mais o interlocutor com o Congresso. Esse papel caberá ao futuro ministro da Secretaria de Governo, o general Luiz Eduardo Ramos.

A transferência da articulação, segundo o Planalto, só se concretizará após a votação da reforma da Previdência na Câmara, ainda sem data confirmada – embora o governo trabalhe com a possibilidade de concluir o processo na primeira quinzena de julho, antes do recesso parlamentar.

“Eu não conseguia sentir efeito algum de articulação política, principalmente dentro do Senado, onde convivo com todos os senadores muito bem, com eventuais apoiadores e a oposição”, disse Major Olimpio. “Reclamei muito de fazer projeto de governo sem sequer uma nota técnica para instrumentalizar nossa defesa”, acrescentou.

Para o senador, o governo não se mobilizou para impedir a derrota na votação do projeto que revoga o decreto das armas na última terça-feira (18) no plenário do Senado. “A única ação de governo foi um pedido do presidente para que a população acompanhasse e estimulasse seus senadores a votarem com o decreto. Fora isso, só tivemos ações individualizadas comigo, com o Flávio Bolsonaro e o líder do governo, Fernando Bezerra”, lamentou. Caso a decisão do Senado seja confirmada pela Câmara, o decreto de Bolsonaro que facilita o porte e a posse de armas perderá a eficácia.

De Congressoemfoco