Moro e Bolsonaro querem prender jornalistas-blogueiros

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A colunista da Folha de SP Mônica Bergamo lembrou (em 20/05/19) perseguição do então juiz Sergio Moro ao blogueiro Eduardo Guimarães em 2017. Não foi à toa. Na Folha de SP do mesmo dia, reportagem dá conta de várias frases de Moro em seu depoimento ao Senado que buscam criminalizar Glenn Greenwald e outros jornalistas-blogueiros.

Na oitiva de Moro no Senado ele deu várias pistas de que pretende perseguir jornalistas-blogueiros de esquerda, a começar por Gleen Greenwald, do Intercept. Disse que Greenwald está pedindo uma condução coercitiva, disse que senadores que o criticaram estão “lendo muitos blogs” e tentou criminalizar o jornalismo crítico.

As ameaças foram tão claras que a colunista da Folha Mônica Bergamo postou no Twitter “memória” sobre o caso envolvendo o editor do Blog da Cidadania, Eduardo Guimarães.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou nota de repúdio às tentativas de intimidação do jornalista Glenn Greenwald, dizendo preocupantes as tentativas de criminalizar o jornalista pelo que vem divulgando

Em seguida, Greenwald anuncia que vai diversificar para vários veículos grandes as notícias exclusivas que dá sobre a Lava Jato para obrigar Moro a prender muito mais jornalistas do que ele já planejaria prender, dificultando a repressão

Pouco depois, Mônica Bergamo anuncia que Moro cancelou entrevista à Abraji. Confira trecho da nota.

O ministro da Justiça, Sergio Moro, chamou o Intercept, no Twitter, de “site aliado a hackers criminosos” (14.jun.2019). Trata-se de uma manifestação preocupante (…) Erra ao insinuar que um veículo é cúmplice de crime ao divulgar informações de interesse público. (…) Jornalistas e veículos não são responsáveis pela forma como a fonte obtém as informações.”

Sergio Moro já demonstrou várias vezes que não entende esses preceitos inscritos na Constituição Federal. Em março de 2017, ele moveu processo falso contra Eduardo Guimarães por “ameaça” e mandou a polícia federal ir à casa do editor do Blog da Cidadania às 6 da manhã. Revistaram a residência de cima a baixo e levaram o jornalista preso para depor.

Tudo isso porque não gostaram de uma reportagem publicada pelo Blog da Cidadania.

Moro e Bolsonaro, segundo informações que circulam desde quarta-feira (19/06/19), planeja desencadear uma onda de prisões de jornalistas-blogueiros de esquerda que estão incomodando o governo. Está em curso um processo de fechamento do regime após o golpe de 2016, que derrubou Dilma Rousseff sobre razões falsas.

Resistiremos!!

Confira a reportagem em vídeo