No Twitter, #vazajato vence #EuApoioaLavaJato

Todos os posts, Últimas notícias

Os usuários identificados como de centro no Twitter tiveram atividade discreta na rede social após a divulgação dos diálogos entre o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol. Entre os centristas que postaram algo sobre o tema, eles tenderam a ser críticos à Lava Jato.

Os conteúdos que continham termos críticos à operação (como “vazajato”) foram mais publicados e compartilhados do que os que defendiam a operação (como “eu apoio a Lava Jato”).

O movimento foi capturado pelo GPS Ideológico, ferramenta da Folha que acompanha o debate político na rede.

Considerando quem as pessoas seguem na plataforma, o GPS Ideológico posicionou 1,7 milhão de usuários ativos da rede numa reta, do ponto mais à esquerda (aqueles que tendem a seguir, por exemplo, políticos do PSOL e PT) ao mais à direita (que tendem a seguir a família Bolsonaro, por exemplo).

Esses quase dois milhões de perfis foram divididos em três grupos (os 33% mais à esquerda, os no centro e os 33% mais à direita), para se analisar a reação aos diálogos divulgados pelo site The Intercept Brasil, que mostraram Moro e Dallagnol conversando sobre o processo contra o ex-presidente Lula.

Na análise, fica claro que os usuários mais à esquerda foram mais ativos nesse debate. A Folha analisou o volume de mensagens que continham os termos “Moro”, “Dellagnol” e “Lava Jato”, publicada entre domingo (dia da divulgação das mensagens) e esta segunda (10).

Os usuários classificados como de esquerda publicaram ou compartilharam 337 mil mensagens; os de direita, apenas 123 mil.

A hashtag crítica à operação “vazajato” teve quase o quádruplo de menções em relação à “EuApoioaLavaJato” – ambas estavam entre as mais compartilhadas na rede social no começo da tarde desta segunda-feira.

Hashtags são termos usados para identificar mensagens de um mesmo assunto.

O centro, ainda que discreto (publicou apenas 7% das mensagens analisadas), tendeu a usar os argumentos utilizados pela esquerda nesse debate.

Esses usuários usaram 12,4 mil vezes a hashtag “vazajato” e apenas 953 vezes a “EuApoioaLavaJato”.

O GPS Ideológico permite também verificar quais mensagens são mais representativas de cada espectro.

A do centro ironizava os usuários que criticavam o vazamento das mensagens.

Uma das postagens mais representativas entre os perfis centristas foi: “Conluio entre juiz e Ministério Público para punir réu é grave. Se for isso mesmo, não adianta se dizer “a favor da Lava-Jato”. A lei vale dentro e fora da operação”.

A ferramenta da Folha já havia identificado que os usuários no centro haviam pendido para a esquerda quando foi analisado o período em que houve protestos contra o contingenciamento de recursos para a educação, no mês passado.

Mas esses centristas penderam para a direita quando Juan Guaidó anunciou o movimento para depor o ditador Nicolás Maduro, em abril.

Da FSP