Bolsonarismo em crise se divide como a esquerda se dividiu

Opinião, Todos os posts

 

Articulista da Folha de São Paulo faz um bom diagnóstico do processo que está minando o governo Bolsonaro dia após dia. No fim do texto, o jornalista Fábio Zanini faz uma concessão ao leitorado de direita do jornal, mas a análise é boa e importante para vislumbrar o futuro próximo.

*

Fábio Zanini

Fragmentação da direita já compete com a da esquerda

Em 6 meses de Bolsonaro, campo conservador tem divisão e pedidos de autocrítica

6.jul.2019 às 2h00

A esquerda passou décadas ouvindo que só se une no cárcere. Agora, pode ir à forra e dizer que a direita só se junta no golpe (ou no impeachment).

Com seis meses de Presidência, a força aglutinadora de Bolsonaro no campo conservador não é mais a mesma. O confronto do último domingo na avenida Paulista entre o MBL (Movimento Brasil Livre), hoje tentando se distanciar do governo que ajudou a eleger, e o grupo ultrabolsonarista Direita SP foi apenas o exemplo mais eloquente.

Já faz algum tempo que a ala liberal da coalizão que impulsionou o presidente no ano passado se descolou de suas excentricidades. Mantém apoio à sua agenda econômica apenas por força do pauloguedismo, quase uma religião.

O ministro da Economia ainda é adorado pela turma do Estado mínimo, mas seu estilo turrão e a falta de qualquer traço de habilidade política já provocam sussurros de impaciência mesmo entre os mais fiéis.
A aprovação da reforma da Previdência, se confirmada, deverá dar algum fôlego ao governo, ao menos até que a usina de crises no Palácio do Planalto produza mais uma.

O fato é que a direita, depois de passar anos escondida durante os governos de PSDB e PT, está descobrindo que ganhar a ribalta não é um processo fácil. É preciso aprender a calibrar o discurso, fazer concessões, optar pela política. O paralelo com o Lula de 2003, quando chegou ao poder, é evidente.

Na última quarta (3), Renan Santos, um dos coordenadores do MBL, escreveu num blog que seu movimento tem culpa pelo acirrado ambiente político hoje no país.

“Ao MBL cabe uma reflexão sobre seu papel na dissolução do debate público em mero espetáculo fugaz, que desvanece no ar tão logo a próxima narrativa toma corpo no palco das redes”, afirmou.

Em outras palavras, a vida era muito mais fácil para a direita quando tinha como grande preocupação criar memes de Dilma saudando a mandioca.