“Cada hora é decisiva para aprovar Previdência”, afirma Maia
Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, quer iniciar votação da Previdência no início da noite. Deputados podem ficar até sábado para votar.
Ao chegar para a reunião com líderes dos partidos para fechar a estratégia de votação da reforma da Previdência , o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que cada hora é decisiva.
Segundo ele, uma votação como essa, que necessita de 308 votos, exige a presença de pelo menos 490 deputados no plenário da Casa na parte de tarde, além de muito cuidado para não desorganizar a base que apoia a proposta.
— Agora, cada hora é decisiva. Até as 15h, vou ter que saber quantos deputados estão em Brasilia. Isso é decisivo. Aparece um problema, resolve. Aparece outro, resolve o outro. Então, a cada momento, a gente tem que ir cuidando com muita atenção para não desorganizar a votação — afirmou Maia, acrescentando:
— Uma votação com a necessidade de ter 308 votos significa que a gente tem que ter 350, 360 de expectativa de voto.
O presidente da Câmara afirmou ainda que pretende fechar um acordo com a oposição para trocar a obstrução por debate sobre a reforma.
A ideia é permitir até quatro sessões de discussão e iniciar a votação do texto-base da reforma no início da noite. A expectativa é que o processo se prolongue até a madrugada. Os destaques ao texto serão votados nesta quarta-feira.
Maia disse que é otimista e acredita na conclusão da votação da reforma até sexta-feira, em dois turnos. Segundo ele, vencido o primeiro turno, o segundo é mais simples.
Os deputados, contudo, estão sendo orientados a permanecerem em Brasília até sábado, caso seja necessário para encerrar o processo de votação.