Confirmado: Intercept fez Moro ir 2 vezes seguidas aos EUA

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Entre 22 de junho e 19 de julho, Sergio Moro terá feito duas viagens aos Estados Unidos e visitado agências de espionagem e o Departamento de Estado. Moro foi lá fazer acordo pelo qual receberá apoio logístico para destruir Glenn Greenwald.

Entre 22 e 26 de junho, Sergio Moro fez uma viagem muitíssimo mal explicada aos Estados Unidos. Segundo o jornal O Estado de Minas, entre outros que deram a notícia, Moro foi até lá “fazer visitas técnicas”

À época, a visita chamou muita atenção da oposição que exigiu explicações. Queria que Moro fosse ouvido em audiência pública conjunta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara para explicar o “real motivo de uma viagem ‘de última hora’ de Moro aos EUA” e se se confirmavam os boatos de visita à CIA.

A expectativa de ser intimado a comparecer à Câmara fez Moro divulgar a agenda que quis e apressar a volta ao Brasil.

A divulgação da agenda só fez confirmar a suspeita de que Moro havia viajado para tratar de assuntos políticos às custas dos cofres públicos. Ele escondera do país que em 23 e 24 de junho iria ao Centro de Inteligência do governo americano e depois teria reunião no Departamento de Estado.

Mas Moro não terminou o que ia fazer nos Estados Unidos. Conforme reportou a imprensa brasileira, ele interrompeu a viagem após surgirem questionamentos e pedidos de convocação pelo Congresso. Assim, no último dia 12 ele embarcou de novo para os EUA. E, desta vez, não é em viagem oficial. Do nada, levou a família para passar uma semana por lá.

A vantagem da viagem com a família é a de que, por não ser uma viagem oficial, Moro não é obrigado a dar explicações do seu roteiro. Tem sentido um ministro que está há seis meses no cargo tirar férias com a família? E justamente no momento em que está sendo alvo de acusações.

Em 2014, Glenn Greenwald explicou por que, cinco anos depois, os Estados Unidos ajudariam Moro a descobrir quem forneceu o material divulgado pelo Intercept. Matéria de O Globo tinha a seguinte  manchete: “Sou um dissidente dos EUA e sofro ameaças de morte”

Moro não percebe que Greenwald e Edward Snowden DERROTARAM os EUA em 2013. Tanto um quanto o outro estão a salvo da sanha vingativa do Departamento de Estado. Não será Moro que conseguirá o que o Tio Sam não conseguiu

 

Confira a matéria em vídeo