Laurel Chor / AFP

Em Hong Kong, povo foi para a rua neste domingo

Todos os posts, Últimas notícias
Laurel Chor / AFP
Laurel Chor / AFP

Milhares de pessoas retornaram às ruas neste domingo (21) em Hong Kong, pelo sétimo final de semana consecutivo, para protestar contra o governo pró-Pequim desse território semi-autônomo.

O movimento começou como reação a um projeto de lei, agora suspenso, que autorizava extradições para a China continental.

Em teoria, essa ex-colônia britânica, que retornou ao controle chinês em 1997, deveria manter suas liberdades até 2047 graças ao acordo de retrocessão.

“Quando as avós estão na rua, como você pode ficar na frente da televisão? O governo não respondeu à voz do povo, e é por isso que vamos continuar manifestando”, disse Anita Poon, 35.

Autoridades reforçaram segurança

As autoridades reforçaram a segurança neste centro financeiro internacional.

As barreiras de metal, às vezes usadas como barricadas pelos manifestantes, foram removidas, e a sede da polícia foi cercada por barreiras de segurança plásticas cheias de água.

O movimento de contestação tem sido alimentado pelo desaparecimento de editores dissidentes, que reapareceram posteriormente em detenção na China continental, pela desqualificação de opositores e pela prisão de líderes do movimento pró-democracia.

No sábado (20), dezenas de milhares de pessoas se manifestaram em Hong Kong para apoiar a polícia e o governo pró-Pequim.

De G1