Obsessão do brasileiro é tamanha que temos um meme na Presidência

Opinião, Todos os posts, Últimas notícias

Leia a coluna de Manuela Cantuaria, roteirista e escritora, faz parte da equipe do canal Porta dos Fundos.

***

Fica, vai ter meme

No dia da posse do presidente que faz arminha com a mão, eu estava no auge da ressaca e no fundo do poço. Um amigo me abraçou e disse: “Pensa pelo lado bom. Este governo vai render os melhores memes”.

Na hora, é claro que eu não achei graça nenhuma. Hoje em dia, ainda não acho, mas sou obrigada a concordar com ele.

Quando parece impossível suportar o avanço do retrocesso, sou salva por uma simples notificação no celular: fui marcada em um meme. O alívio é imediato. Existe vida inteligente na Terra. Melhor ainda: existe vida boba na Terra, e isso me ajuda a continuar.

Se eu compartilhar esse meme, ainda ganho um punhado de curtidas, meu cérebro libera uma rodada de dopamina e outras pessoas poderão, assim como eu, recuperar a fé na humanidade. É quase uma corrente do bem —bem diferente das correntes de WhatsApp nos grupos de família.

Aliás, meus grupos de família também foram pacificados pelos memes sobre o atual governo. Se antes os assuntos variavam entre problemas de saúde —pelo visto hipocondria é um lance genético —e discussões políticas, hoje estamos unidos graças aos benefícios da “memeterapia”. Sou uma prova viva de que o consumo de memes melhora a comunicação com o próximo, descomplica desabafos e aplaca tensões.

Pelo visto, não sou a única a buscar a cura através do meme. Nossos representantes também fazem o mesmo. Especialmente no Twitter, seu playground favorito, em que pautas urgentes são abordadas como uma rixa entre alunos da quinta série. A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

Nesse ciclo de catástrofes “memetizadas” à exaustão, fica claro que o meme trata os sintomas, e não as causas.

É uma anestesia para o caos que me cerca, como naquele meme do cachorro tomando café tranquilamente dentro de uma casa em chamas. Merda. Estou fazendo de novo.

Esse elixir contra as pressões sociais, políticas e cotidianas talvez se assemelhe mais ao Rivotril do que à terapia. O ansiolítico é o segundo remédio mais consumido no Brasil. E a obsessão do brasileiro com memes é tanta, mas tanta, que temos um meme eleito na Presidência.

Um país que sobrevive à base de memes e clonazepam é um cenário sinistro, digno da série “Black Mirror”.

Mas minha angústia dura pouco —até me marcarem no próximo meme.

Da FSP