Reconhecimento facial falha e mulher inocente é presa

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Thiago Lontra / Agência O GLOBO

Uma mulher, que estava sentada numa calçada da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, segurando uma placa de compra de ouro e prata, foi identificada, terça-feira, pelas câmeras de reconhecimento facial instaladas no bairro como sendo Maria Lêda Félix da Silva, condenada por homicídio e procurada pela polícia.

Imediatamente, a mulher, que estava sem documentos e realmente era parecida com Maria Lêda, foi levada para a delegacia da área, onde, depois que parentes levaram sua identidade, foi constatado o engano.

Mas o erro no sistema não foi só este. Maria Lêda, que estava sendo procurada pelas câmeras, já está, na verdade, presa desde 2015, informação que a Polícia Militar, responsável pela operação do sistema, desconhecia.

Diante da confusão, a Secretaria estadual de Polícia Militar disse que vai procurar a Secretaria de Polícia Civil para pedir um aperfeiçoamento do banco de dados de procurados no estado.

A equipe do GLOBO descobriu que Maria Lêda estava detida por meio de um procedimento simples. Passou os dados dela à Secretaria estadual de Administração Penitenciária, que, em cerca de dez minutos, respondeu que a mulher já está no sistema prisional há quatro anos. A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça também confirmou que Maria Lêda está atrás das grades.

Ainda em testes

O coronel Mauro Fliess, porta-voz da Secretaria estadual de Polícia Militar, reconheceu o erro e disse que o sistema terá que passar por um aperfeiçoamento.

— Os responsáveis pela implantação e execução do Sistema de Reconhecimento Facial farão uma análise para verificar a razão da permanência do nome de uma detenta no banco de dados de procurados pela Justiça. Mas lembramos que a PM usa o banco de dados de procurados da Polícia Civil — disse o coronel.

O porta-voz também ressaltou que o projeto de identificação facial por câmeras está ainda em fase de testes.

— Isso aumenta a possibilidade de falhas que vão sendo corrigidas ao longo do processo —disse ele, alegando que o erro não teve maiores consequências. —Essa falha não traria, como não trouxe, nenhum prejuízo à sociedade.

O sistema de reconhecimento facial funcionou por 15 dias em Copacabana durante o carnaval e foi retomado no bairro no último domingo. Em vez das nove câmeras iniciais, o bairro agora conta com 25 equipamentos. Parte deles foi usado, no domingo, no Estádio do Maracanã, durante a final da Copa América, na qual o Brasil conquistou o primeiro lugar.

A mulher que foi confundida com Maria Lêda foi levada para a 12ª DP (Copacabana) porque o sistema de averiguação facial apontou mais de 70% de chance de ela ser a pessoa que a PM considerava foragida. A verdadeira criminosa foi condenada em maio deste ano pelo IV Tribunal do Júri a sete anos de reclusão em regime semiaberto por homicídio, sem direito de recorrer em liberdade.

Ela estava presa provisoriamente desde 2015, depois de ter sido capturada em Pernambuco e transferida para o Rio. Junto com Alexandra Tognoc da Costa, condenada na mesma sentença, Maria Lêda teria assassinado Wilson da Silva Tognoc, primo e genro de Alexandra.

As duas também ocultaram o cadáver da vítima, que foi dada como desaparecida em 16 de janeiro de 2015. Quatro dias depois, o corpo de Wilson foi encontrado enterrado em um morro atrás da sua casa, na comunidade 77, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio. O crime teria sido cometido por conta de desavenças entre Wilson e Alexandra.

Um irmão de Maria Lêda foi preso em junho de 2015, acusado de ter ajudado na ocultação do cadáver, mas acabou inocentado do crime pelo Tribunal do Júri por falta de provas.

Procurada, a Secretaria da Polícia Civil informou em nota que vai apurar o fato .

De O Globo