reprodução/AllTv

VÍDEO: ‘Lula preso é símbolo da crise democrática”, diz Boulos

Todos os posts, Últimas notícias
reprodução/AllTv
reprodução/AllTV

No lançamento do programa de entrevistas de Fernando Haddad na internet, Boulos falou da criminalização dos movimentos sociais, de Lula preso e muito mais.

O papo começou pelos dados biográficos do entrevistado, Boulos (PSOL-SP), um dos coordenadores nacionais do MTST, professor de filosofia, mestrado em psiquiatria, já foi professor na rede pública e leciona em uma escola de especialização.

Crise ética

“Desde cedo abri os olhos para a desigualdade do país. Ela está escancarada. Como as pessoas não se indignam? É o sintoma de uma crise ética. Ver uma criança no semáfaro e uma pessoa jogada na rua sem casa são questões naturalizadas”, disse Guilherme.

O professor de Filosofia contou para Haddad que optou por transferir sua matrícula em uma escola particular para uma escola pública no Ensino Médio, antigo colegial. E dali não parou mais de ver e ouvir a realidade do país, em contato com a maior parte da população de sua cidade e arredores, e com as lideranças dos MST e MTST, que estavam na linha de frente dos movimentos na década de 1980.

A partir de 2002, numa ocupação em Osasco, começou sua militância pelo movimento de moradia.

Democracia interna

Como o movimento funciona na prática e garante a democracia interna?, questionou Haddad. Boulos partiu do preconceito contra as pessoas das ocupações, explicou do desespero e da falta de alternativa de ‘gente que trabalhou a vida inteira e chega aos 70 anos sem conseguir comprar uma casa própria’.

Boulos explicou que organiza essas pessoas e a escolha do terreno ou do edifício a ser ocupado parte de uma longa pesquisa e critérios sérios.

“Nós não vamos invadir a casa de ninguém, mas grandes terrenos abandonados e em situação ilegal. Terrenos que devem milhões e estão apenas servindo a especulação imobiliária”.

O líder explica que é um movimento que prega o cumprimento da lei: as áreas ocupadas não cumprem sua função social e os donos desses terrenos não pagam impostos devidos, devem milhões aos cofres públicos, não cumprem plano diretor da cidade. devem IPTU,  e etc.

‘As ocupações vão explodir. As pessoas estão sem alternativa. Bolsonaro significa política de seca habitacional’. 

Boulos fala do esvaziamento das políticas públicas, seca de política habitacional, criminalização das lutas sociais e muito mais.

Assista: