Pedro França/Ag Senado

Alexandre de Moraes já tem em mãos inquérito dos celulares

Todos os posts, Últimas notícias
Pedro França/Ag Senado
Pedro França/Ag Senado

A Polícia Federal entregou nesta segunda-feira (5) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a cópia do inquérito que apura a invasão de celulares de autoridades.

A entrega do material foi determinada pelo ministro na última quinta-feira (1º). Moraes também ordenou a entrega da cópia das mensagens (leia detalhes mais abaixo).

Um dia depois, na sexta (2), o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, mandou a PF enviar o material ao STF.

A decisão de Moraes não retira o inquérito da primeira instância. Portanto, a investigação continua com Ricardo Leite e com atuação da PF e do Ministério Público Federal.

Os suspeitos de invadir os celulares das autoridades foram presos em 23 de julho, quando a PF deflagrou a Operação Spoofing. Na semana passada, a Justiça de Brasília converteu de temporárias para preventivas as prisões dos investigados. Com isso, as prisões deles não têm prazo de término.

Envio das cópias

Segundo Alexandre de Moraes, a decisão foi motivada por “notícias veiculadas apontando indícios de investigação ilícita contra ministros da Corte”.

Na quinta-feira, o jornal “Folha de S.Paulo” publicou supostas mensagens segundo as quais procuradores da Lava Jato no Paraná pretendiam investigar ministros do Supremo.

“Diante das notícias veiculadas apontando indícios de investigação ilícita contra ministros desta Corte, expeça-se ofício ao Juízo da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, solicitando cópia integral do inquérito e de todo material apreendido durante a Operação Spoofing, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas”, determinou Alexandre de Moraes na ocasião.

O ministro é relator de um inquérito no STF que apura ofensas a ministros da Corte, vazamento de informações ou atos irregulares de servidores contra integrantes do Supremo.

Foi no âmbito desse inquérito que ele determinou o envio de cópia da investigação que tramita na Justiça de Brasília.

De G1