Bolsonaro culpa governadores do Norte por queimadas na Amazônia

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Jorge William / Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que governadores da região Norte são “coniventes” com o aumento do desmatamento e de queimadas na Amazônia . Sem citar nomes, Bolsonaro disse que alguns governadores “não estão movendo uma palha” para resolver a situação e que “estão gostando” disso. Ele também insinuou que o aumento pode ter sido causado por ONGs, em retaliação ao corte de verbas do governo para organizações. O presidente, para variar, não apresentou provas  ou indícios concretos que embasassem as acusações.

— Olha só, tem governador, não quero citar nome, que está conivente com o que está acontecendo e bota a culpa no governo federal. Tem estados aí, que não quero citar, na região Norte, que o governador não está movendo uma palha para ajudar a combater incêndio. Está gostando disso daí — afirmou Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

De acordo com Bolsonaro, alguns governadores não fizeram “nada”:

— Pergunte a cada governador, se não me engano são sete governadores da região Norte, Nordeste nove, pergunte para a assessoria de imprensa deles o que está acontecendo, o que os governos estaduais já fizeram. Tem governo estadual que não fez nada, e pode fazer.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal – grupo composto pelos governos do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Do Painel Político