AFP

Fala de Bolsonaro sobre “cocô” choca mídia estrangeira

Todos os posts, Últimas notícias
AFP
AFP

Jair Bolsonaro, o presidente brasileiro, virou notório cientista do clima e fez uma proposta muito especial para preservar o meio ambiente: “fazer cocô todos os dias”.

O líder da extrema-direita estava respondendo à pergunta de um jornalista sobre se era possível conciliar “crescimento e preservação do meio ambiente”, ao mesmo tempo em que assumia o desafio de alimentar uma população mundial em constante crescimento.

“Apenas coma um pouco menos. Você fala comigo sobre poluição ambiental. Apenas cocô a cada dois dias, será melhor para todos “, brincou, deixando o palácio presidencial da Alvorada. Jair Bolsonaro acorrentou outro comentário controverso.

“Quando você vê que a população mundial está crescendo mais de 70 milhões por ano, você precisa de uma política de planejamento familiar”, disse o presidente, antes de evitar o incentivo ao “controle de natalidade”.

“Não me faça dizer que, se não for [o jornal], a Folha de S. Paulo estará fazendo uma que defendo o controle da natalidade”, acrescentou ele, referindo-se a um dos principais jornais do país. , muitas vezes muito crítico da política do governo.

“Podemos observar que pessoas mais instruídas têm menos filhos. Eu sou uma exceção à regra, tenho cinco “, concluiu.
Bolsonaro provocou polêmica acalorada nas últimas semanas ao questionar os números oficiais do desmatamento na Amazônia, que registram uma explosão de 278% em julho em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Na segunda-feira, ele descreveu como “brasileiros maus” aqueles que “ousam fazer campanha com dados falsos sobre nossa Amazônia”.

Na terça-feira, o chefe de Estado brincou sobre a percepção das pessoas sobre ele no exterior. “Fora do Brasil, sou a motosserra do capitão”, disse ele diante de uma platéia de líderes empresariais. Na semana passada, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que avalia o desmatamento usando dados de satélite, foi demitido depois de um longo impasse com o governo.

(texto traduzido do francês)

De Le Point