depositphotos

Festa de 7 de setembro terá grande ato contra Bolsonaro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias
depositphotos
depositphotos

Sete de Setembro terá este ano mais que as comemorações do 197 anos de independência do Brasil. Milhões de estudantes secundaristas e universitários das redes pública e particular deverão ir às ruas manifestar contra os ataques do governo federal à Educação e em defesa da soberania nacional, ameaçada por uma série de medidas que o presidente Jair Bolsonaro vem tomando. A defesa da Amazônia também é uma das pautas principais.

Organizados pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), as manifestações estão ganhando a adesão de centrais sindicais e outras organizações da sociedade civil.

Os alvos dos protestos são diretamente a tentativa de privatização das universidades, por meio do projeto Future-se, os cortes na Educação pública, o desrespeito à autonomia universitária e o desprezo pel ciência e tecnologia, com os cortes de verbas para pesquisas, por exemplo. Mas a destruição da aposentadoria dos trabalhadores e os retrocessos trabalhista também estrarão nas palavras de ordem.

“Desde que tem assumido a vanguarda na luta contra as medidas arbitrárias que o governo Bolsonaro tem tomado, principalmente contra o ensino público, a UNE tem apostado na organização de base para a construção dos atos que tem lotado as principais vias do país. Foi assim que realizou um mês de maio histórico que marcou a ida mais de 1,8 milhão de pessoas às ruas para protestar contra os cortes no orçamento do ensino público que estão ameaçando fechar universidades públicas brasileiras de ponta”, afirma texto da UNE ao convocar o ato.

De Muvuca Brasília