reprodução

Reitor morto há dois anos é convocado para CPI das Universidades

Todos os posts, Últimas notícias
reprodução
reprodução

O deputado estadual Wellington Moura (PRB), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a gestão das universidades públicas paulistas na Assembleia Legislativa de São Paulo, apresentou um requerimento para solicitar a convocação de ex-reitor da Unesp morto há dois anos. Julio Cezar Durigan faleceu aos 63 anos em decorrência de um câncer em 8 de setembro de 2017, em São Paulo, de acordo com a própria universidade. Ele foi reitor da universidade entre janeiro de 2013 e janeiro de 2017.

A CPI das universidades foi instalada em abril, em meio a uma sessão tumultuada. A oposição cobrou de Moura, também vice-líder do governo Doria, esclarecimentos sobre a intenção de a comissão investigar eventual “aparelhamento ideológico” nas instituições, mas não obteve resposta.

A investigação tem como foco os gastos nas universidades, mas houve quem avaliasse que suposto viés ideológico em sala de aula também fosse alvo dos trabalhos. “A assessoria não tinha conhecimento do falecimento do ex-reitor, assim, o requerimento para a convocação dele será imediatamente retirado da pauta e substituído pelo pedido de convocação de quem ocupava o cargo de vice-reitor na época, para que possa prestar esclarecimentos à CPI”, informou a assessoria do deputado.

Já foram ouvidos na CPI os três reitores das universidades estaduais de São Paulo, Vahan Agopyan (USP), Sandro Roberto Valentini (Unesp) e Marcelo Knobel (Unicamp). Para a sessão desta quarta-feira, há requerimentos solicitando a presença de Marcos Martins Nogueira, diretor da Agência USP de Inovação, o presidente da Fundunesp Edson Luiz Furtado, o presidente da Funcamp Fernando Peregrino e os ex-reitores Marco Antônio Zago (USP) e José Tadeu Jorge (Unicamp).

De OGlobo