Globonews

Salles vai para Europa e EUA tentar mudar imagem de calhorda

Todos os posts, Últimas notícias
Globonews
Globonews

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, promete um giro internacional para rebater a imagem de que o governo brasileiro é leniente com a Amazônia e a favor do desmatamento.

“Vamos mostrar ao mundo a realidade da conservação ambiental”, disse ele ao blog.

Salles pretende viajar em setembro. Quer se reunir com formadores de opinião e com autoridades de países da Europa e dos Estados Unidos. Seu objetivo: reverter a imagem negativa construída nos últimos meses.

A tarefa é árdua. Nos últimos dias, diversas publicações estrangeiras alertaram para o risco de retrocessos na gestão ambiental. A britânica “The Economist”, em reportagem de capa, reprovou a atuação do presidente Jair Bolsonaro e pediu que o Brasil não repita o mundo rico, que acabou com suas florestas.

Líderes europeus volta e meia manifestam publicamente preocupação com o desmatamento no Brasil.

Garimpo ilegal

Sobre a regulamentação do garimpo em terras indígenas, proposta do governo amplamente criticada nos últimos meses aqui no Brasil e lá fora, o ministro bate duro.

“Ninguém quer liberar tudo, mas também não se pode fazer nada. Vamos continuar fingindo que essas coisas [garimpo ilegal] não estão acontecendo nos últimos 20 anos?”

De G1