Jean Raupp/NSC TV

Alunos da UFSC entram em greve contra privatização de universidades

Todos os posts, Últimas notícias
Jean Raupp/NSC TV
Jean Raupp/NSC TV

Os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiram entrar em greve. Eles são contra o bloqueio de verbas feito pelo Ministério da Educação (MEC) e contra o programa Future-se. A assembleia dos alunos ocorreu na tarde desta terça-feira (10). Os alunos pedem o desbloqueio das verbas.

Na semana passada, estudantes de 14 cursos já estavam em greve, segundo o Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos, da UFSC. Alunos de outros 23 cursos estavam em estado de greve e outros 28 tinham reuniões marcadas para esta semana para decidir um posicionamento em relação ao assunto.

A assembleia e votação desta terça ocorreram em uma tenda montada na frente do prédio da Reitoria no campus de Florianópolis. Somente estudantes participaram. Professores e servidores não estavam presentes.

Nessa mesma reunião, os alunos também votaram que são contra a suspensão do vestibular da UFSC.

Medidas de contenção

No dia 29 de agosto, o reitor, Ubaldo Balthazar, apresentou à comunidade acadêmica medidas estudadas pela instituição para conter ainda mais gastos. O objetivo é acomodar os bloqueios de verba anunciados pelo MEC. “Se continuar no ritmo que está, nós vamos, quando muito, até o final de setembro. Depois pode até funcionar, mas precariamente”, declarou.

Rejeição ao Future-se

Na terça-feira (3), em reunião ampliada do Conselho Universitário (CUn) foi decidido que a UFSC não vai aderir ao programa “Future-se do Ministério da Educação (MEC). A manifestação institucional, aprovada por maioria, afirma que o contexto atual de medidas de bloqueio e cortes de verbas, além da “absoluta ausência de diálogo” trouxe incertezas quanto aos reais benefícios do Future-se e muitas dúvidas sobre os impactos acadêmicos que o programa pode trazer.

De G1