Gustavo Serebrenick/AgOGlobo

Gebran Neto solta ex-deputado Índio da Costa

Todos os posts, Últimas notícias
Gustavo Serebrenick/AgOGlobo
Gustavo Serebrenick/AgOGlobo

O desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), decidiu na tarde desta quinta-feira, 12, revogar a prisão do ex-deputado federal e ex-candidato a vice-presidente Indio da Costa (PSD-RJ). Costa havia sido preso na Operação Postal Off, deflagrada na última sexta-feira, 6, para apurar um suposto esquema de corrupção nos Correios.

Ele é alvo de investigação sobre um esquema de fraudes que causou prejuízo de 13 milhões de reais aos Correios. Índio da Costa já foi candidato ao governo fluminense e à Prefeitura da Rio e concorreu à vice-presidência de José Serra em 2010. No mesmo ano, o ex-parlamentar também foi o relator da Lei da Ficha Limpa, que impede políticos com condenações em segunda instância de disputar cargos em eleições.

A investigação teve início em Santa Catarina em novembro de 2018 e apurou que um grupo criminoso que contava com a participação de funcionários dos Correios fazia com que grandes cargas postais dos clientes da empresa fossem distribuídas no fluxo postal sem faturamento ou com faturamento muito inferior ao real.

A investigação identificou ainda solicitações e pagamentos de vantagens indevidas envolvendo empresários, funcionários públicos e agentes políticos, configurando indícios de corrupção passiva e concussão.

Segundo a PF, os investigados poderão ser indiciados por corrupção passiva e ativa, concussão, estelionato, crimes tributários, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.

De VEJA