CARLOS COSTA

Líder do PSL defende rebatizar ‘nova CPMF’

Todos os posts, Últimas notícias
CARLOS COSTA
CARLOS COSTA

Na tarde desta quarta-feira, 11, o Ministério da Economia anunciou a demissão do secretário da Receita FederalMarcos Cintra, que defendia a recriação da CPMF. No entanto, na Câmara, onde se espera que algum projeto de reforma tributária seja entregue nas próximas semanas, o líder do PSL, Delegado Waldir (GO), aguarda a criação de um novo imposto. Se não for a nova CPMF, camuflada sob o nome de Contribuição sobre Pagamentos Financeiros (CP), algum que permita onerar atividades pouco tributadas, defende o parlamentar.

“Governo tem que fazer alguma ação para resolver a crise fiscal. Toda vez eu vejo a parte da imprensa pautar: ‘Olha, tirou verba da educação. Olha, ministério não tem recurso’. Vai tirar dinheiro de onde?”, questionou o deputado.

Segundo Waldir, houve uma campanha difamatória contra a CP, que, para ele, é diferente da antiga CPMF. “Na verdade, eu espero que venha esse tributo. A CP”, afirmou. “Tem que haver uma solução tributária. Jogo do bicho, que tributo eles pagam? Barbeiro, cabeleireiro, médico…”

Alvo de críticas de especialistas, um novo imposto sobre pagamentos enfrentava resistência antes mesmo da apresentação da reforma tributária do governo. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já rechaçou publicamente a possibilidade de recriação da CPMF e afirmou que dificilmente a proposta seja aprovada pelo Congresso Nacional.

De VEJA