Mais 2 vitórias de Lula no STF

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A Vaza Jato surte efeitos e Lula já começa a colher vitórias no STF. Celso de Mello e até Edson Fachin produziram mais vitórias para o ex-presidente nesta terça-feira 3. Diz o Antagonista que Lula será libertado até o fim do mês. Quem discorda?

O crítico de TV Maurício Stycer (UOL) fez a lição de casa e criticou duramente a bancada de entrevistadores do Roda Viva pela atuação destrambelhada contra Glenn Greenwald. Monopolizaram o programa para atacar Glenn sob a ótica de Sergio Moro em lugar de satisfazerem a curiosidade do público com a Vaza Jato.

Não é à toa. A TV Cultura, que apresenta o Roda Viva, é controlada pelo governador de São Paulo, João Doria, bajulador não-correspondido de Jair Bolsonaro, de Sergio Moro e da Lava Jato.

Não adiantou muito. A repercussão pró Greenwald é enorme devido à facilidade com que lidou com questões que os entrevistadores extraíram dos órgãos de “imprensa” governistas e bajuladores de Moro.

Na medida em que a Vaza Jato vai reduzindo Moro, Dallagnol e a Lava Jato a pó – a última denúncia mostrou Dallagnol cometendo crimes comuns –, o STF, chocado, começa a se mexer para se livrar do abacaxi que é a prisão ILEGAL de Lula.

Por conta disso, ministros vão mudando de atitude. Semana passada, ela, ela mesma, a Carminha anti-Lula, votou a favor de Lula e contra a Lava Jato. Graças a ela, os processos do sítio de Atibaia e do Instituto Lula estão sendo paralisados e não impedirão mais o ex-presidente de progredir do regime fechado para o semiaberto.

Agora, nesta terça-feira, mais dois ministros do STF tomaram medidas que não dizem respeito diretamente a Lula, mas que podem beneficiá-lo. Celso de Mello e Edson Fachin surpreenderam e mostraram que o Antagonista está certo quando diz que o STF vai libertar o ex-presidente.

O ministro Celso de Mello fez o impensável até há pouco tempo: favoreceu um parente de Lula processado simplesmente por ser parente de Lula. Disse o ministro sobre um sobrinho do ex-presidente: “Função de investigar não pode ser sucessão de abusos”. Falar em Lula e em abusos do Judiciário na mesma frase era proibido no Judiciário até há pouco tempo.

Já a segunda vitória de Lula no STF no mesmo dia partiu de quem menos se esperava. Medida do ministro Edson Fachin, que jamais votara a favor de Lula até a semana passada, prepara o terreno para anular a condenação do ex-presidente em primeira instância no caso do sítio de Atibaia.

A libertação de Lula é tudo de que o Judiciário precisa, neste momento, para começar a reverter a má imagem que construiu encarcerando Lula sem provas e violando até resolução da ano impedindo o ex-presidente de disputar a eleição presidencial de 2018.

Confira a reportagem em vídeo