Reprodução/Thinkstock

De 5.570 municípios só 643 aderem à militarização escolar

Todos os posts, Últimas notícias
Reprodução/Thinkstock
Reprodução/Thinkstock

Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira que 643 municípios aderiram ao programa das escolas cívico-militares, das cinco regiões do país. O Brasil tem 5.570 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelo menos dois estados, Acre e Amapá, não registraram nenhuma solicitação municipal para participar do programa.

De acordo com o ministro Abraham Weintraub, na primeira leva de escolas serão priorizados municípios localizados em estados que aderiram à iniciativa, a menos que a cidade seja de grande porte e consiga tocar o projeto sem participação do governo estadual.

Em setembro o presidente Jair Bolsonaro lançou o programa, que é uma das principais medidas do governo na área de educação. A expectativa é que haja investimento de R$ 54 milhões por ano para a criação de 216 unidades cívico-militares até 2022.

De acordo com o modelo, os militares atuaram na gestão das escolas sem interferir na parte pedagógica, que ficará a cargo do corpo técnico da instituição. A medida é criticada por especialistas que consideram que os recursos poderiam ser investidos em outras frentes que atingissem maior número de alunos.

Segundo o MEC, a região com maior número de pedidos foi o nordeste, onde 290 prefeituras quiseram instituições cívico-militares. Na convocatória dos governos, apenas o estado do Ceará aderiu à proposta na região.

— Como a gente precisa da colaboração do estado, estamos pensando numa solução. Houve estados que perderam prazo, outros que mudaram de ideia. Para esses vamos reabrir em algum momento e preciso reabrir de forma técnica. Preciso do apoio do governador para abrir uma escola cívico-militar. É preciso ter uma certa massa crítica para instalar uma escola cívico-militar. Se o município é pequeno e o governador não vai dar apoio, eu preciso que professores civis estejam alinhados — afirmou Weintraub.

O ministro ressaltou que como muitos municípios manifestaram interesse por carta, há possibilidade do número aumentar com a chegada de novas correspondências. Questionado sobre o perfil socioeconômico das cidades que aderiram ao programa, Weintraub afirmou que ainda não foi possível analisar essas características a fundo. O MEC anunciará no dia 15 de novembro as primeiras cidades contempladas com a iniciativa. O estado com maior interesse foi Minas Gerais, com 140 municípios interessados na iniciativa.

— Vamos analisar indicadores sociais, ver o tamanho (do município), conversar com o governador e a bancada para escolher os primeiros municípios. Temos um excesso de demanda e não de oferta. São dois (municípios por estado nessa primeira etapa).

EXTRA